Mais de 500 mil alunos municipais serão avaliados pelo Saresp

O Serrano/Serra Negra

ter, 04/08/2009 - 8h41 | Do Portal do Governo

Estudantes de 429 cidades paulistas serão submetidos à prova nos dias 10 e 12 de novembro 

Cerca de 500 mil estudantes das redes municipais de ensino do Estado de São Paulo devem participar do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar), segundo levantamento da Secretaria da Educação. São alunos matriculados em 2.540 escolas de 429 cidades paulistas.

Os convênios entre Estado e municípios devem ser concluídos até o final deste mês. Neste ano, a Secretaria vai arcar com todos os custos da aplicação das provas para os estudantes da rede municipal.

O Saresp está em sua 13ª edição. A avaliação é aplicada aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos. As disciplinas avaliadas são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação. A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série.

Só na rede estadual, o Saresp deve atingir cerca de 2 milhões de alunos de 5,3 mil escolas. As provas acontecem entre os dias 10 e 12 de novembro. O resultado da avaliação tem implicação direta no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede.

Escolas particulares 

Pelo segundo ano consecutivo,as escolas particulares também devem participar do Saresp.

“O Saresp é a maior avaliação educacional do Estado. A participação maciça dos municípios e a manifestação de interesse da rede privada comprovam a seriedade do Estado em oferecer uma educação pública de qualidade”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Veja como será a aplicação do Saresp

10/11
2ª série do EF – Língua Portuguesa
4ª, 6ª, 8ª séries do EF e 3º ano do EM – Língua Portuguesa e redação

11/11
2ª, 4ª, 6ª, 8ª séries do EF e 3º ano do EM – Matemática

12/11
6ª e 8ª séries do EF e 3º ano do EM – Ciências Humanas (apenas para rede estadual)