Mais de 138 mil vão à Fuvest amanhã

Agora – sábado, 22 de novembro de 2008

sáb, 22/11/2008 - 16h20 | Do Portal do Governo

Agora

Será aplicada amanhã para 138.242 inscritos a prova da primeira fase do vestibular 2009 da Fuvest -que seleciona os candidatos à USP (Universidade de São Paulo), à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e à Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Os portões das 119 escolas do Estado que participam desta primeira etapa serão abertos às 12h30 e fechados às 13h, quando começam as provas. De acordo com a organização do vestibular, candidatos que chegarem após esse horário ficarão de fora. Quem ainda não sabe onde vai fazer o exame deve consultar o site www.fuvest.br.

A prova da primeira fase terá 90 questões do tipo teste sobre português, matemática, história, física, geografia, química, biologia e inglês. As perguntas, porém, não estarão divididas por matérias e até 10% do total poderão ter abordagem interdisciplinar.

Os candidatos terão cinco horas para resolver todo o teste e não poderão deixar a sala antes das 16h. Será preciso levar RG original, lápis preto nº 2 e borracha, além de água e alimentos leves. Celulares e calculadoras deverão ser deixados em casa.

Neste processo seletivo, são oferecidas 10.707 vagas (10.557 na USP, 100 na Santa Casa e 50 no Barro Branco). A lista de aprovados para a segunda fase, que acontecerá do dia 4 ao dia 8 de janeiro de 2009, será divulgada no dia 15 de dezembro.

Antes da prova

A organização da Fuvest recomenda que o candidato faça uma visita ao local de prova hoje e confirme o seu nome na lista afixada na área externa da escola.

Outra dica para hoje é procurar relaxar e se manter longe os livros. De acordo com professores, não é recomendável que o vestibulando estude na véspera de uma prova. “O estudante já deve ter se preparado. No sábado [hoje], é preciso esquecer os livros”, aconselha Luís Ricardo Arruda de Andrade, um dos coordenadores do curso Anglo.