Mais da metade dos municípios de SP querem aderir ao Saresp 2009

Diário da Região/Osasco

ter, 16/06/2009 - 9h30 | Do Portal do Governo

52 escolas da rede particular também manifestaram interesse em participar da avaliação estadual

Mais da metade dos municípios paulistas pretendem participar do Saresp 2009 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar), segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Educação. A 13 ª edição do exame instituído pela Pasta recebeu manifestação de interesse por parte de 348 cidades do Estado.

O estudo mostra que cerca de 392 mil alunos de 1.990 escolas das redes municipais estarão envolvidos no processo de avaliação. A Secretaria vai arcar com todos os custos da aplicação das provas para os estudantes da rede municipal.

“O grande interesse dos municípios em participar do Saresp demonstra a importância da avaliação na busca pela melhoria da qualidade do ensino público”, disse o secretário de estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Pelo segundo ano consecutivo, as escolas particulares também devem participar do exame. Até o momento 52 escolas particulares já manifestaram interesse em aderir ao Saresp.

Inscrição

O prazo para adesão termina no dia 30 de junho e até 15 de julho é necessário enviar o termo preenchido, pelos Correios, para a FDE (Fundação para o Desenvolvimento para a Educação), conforme orientações no site ( < http://saresp2009.edunet.sp.gov.br/ > ) da Secretaria.

O material ainda traz a resolução e o decreto sobre a avaliação, além de informações e a documentação que as redes (municipais e particulares) devem apresentar.

As provas acontecem entre os dias 10 e 12 de novembro. O resultado da avaliação tem implicação direta no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo), utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede (veja relação dos municípios no quadro abaixo).

Saresp

O Saresp é aplicado aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos.

As disciplinas avaliadas no Saresp são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação. A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série.

Só na rede estadual, o Saresp deve atingir cerca de 2 milhões de alunos em 5.300 escolas.