Mais 249 bafômetros chegam ao Estado de SP

Jornal da Tarde

sex, 17/07/2009 - 8h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo recebeu anteontem 249 bafômetros enviados pelo Ministério da Justiça. Atualmente, o Estado possui 616 aparelhos, mas até o final deste ano deverá contar com 1.535, de acordo com Luiz Paulo Barreto, secretário executivo do ministério. 

A distribuição dos novos equipamentos entre os 645 municípios paulistas ainda não está definida, afirma o porta-voz da Polícia Militar de São Paulo, capitão Emerson Macera. “A distribuição será definida conforme a população e as peculiaridades de cada cidade, como a quantidade de acidentes, vida noturna, tamanho da malha rodoviária”, diz Macera. 

Os bafômetros doados pelo ministério fazem parte do lote de 10 mil equipamentos adquiridos pela pasta no final do ano passado, sendo que 3 mil foram entregues à Polícia Rodoviária Federal e outros 1700, repassados aos Estados. “A verdade é que o Brasil não tinha nem 300 bafômetros antes da lei seca. Investimos mais de R$ 75 milhões na compra dos equipamentos”, afirma Barreto.

Com os novos bafômetros, a PM pretende intensificar em São Paulo as ações de repressão aos motoristas que misturam álcool e direção. “Em agosto, vamos intensificar as fiscalizações. Aumentaremos os bloqueios, o efetivo de policiais nas blitz e as propagandas de conscientização”, afirma Macera. Cada bafômetro custou R$ 7.500 e vem acompanhado com 2.500 bocais descartáveis e impressora.