Mãe adotiva poderá amamentar

Jornal da Tarde - São Paulo - Segunda-feira, 18 de outubro de 2004

seg, 18/10/2004 - 9h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou ontem a criação de um programa para auxiliar as mães que adotaram crianças e não têm como amamentar. O Hospital Maternidade Interlagos, na Zona Sul da Capital, será o primeiro do Estado a oferecer o tratamento.

No peito da mãe é colocada uma sonda externa com leite industrializado. O cheiro desperta o interesse da criança pela amamentação e, aos poucos, a sucção estimula a liberação do hormônio prolactina – responsável pela produção do leite materno.

As consultas serão realizadas a partir de 10 de novembro, mas já é possível fazer o agendamento.

Por meio de uma parceria entre o hospital e o Fórum de Santo Amaro, todas as mães que entrarem com processo de adoção serão informadas sobre o serviço. ‘A maioria das mulheres nem sabe que ele existe’, comenta o médico Ricardo Gebrim, diretor da Maternidade Interlagos. ‘Agora, poderemos chegar até essas mães.’

O Programa de Aleitamento Materno e Acolhimento de Mães Adotivas (Pra Mama) atenderá qualquer mãe que tenha filho adotivo em idade de amamentação. Para marcar consulta é preciso levar documentos que comprovem a adoção – como a certidão de nascimento. Mulheres que entraram com pedido na Justiça, mas ainda não tiveram suas ações julgadas, também podem se inscrever.

O médico explica que, no início do tratamento, uma equipe do hospital explicará às mães os benefícios do aleitamento materno para a saúde dos bebês. ‘Até o 6º mês, por exemplo, as crianças são desprovidas de anticorpos. Além de suprir essa carência, o leite humano tem mais ferro, o que evita anemias’, explica Gebrim.

O Banco de Leite do Hospital Maternidade Interlagos fica na Rua Guaiúba, 312, no bairro Cidade Dutra, Zona Sul, fone 5666-0783.