Madeira para obra pública será legalizada

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 6 de junho de 2005

seg, 06/06/2005 - 10h26 | Do Portal do Governo

GIOVANNA BALOGH e
JULIANA DE FARIA

Ontem, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi assinado um decreto entre a Prefeitura e o governo do Estado para que seja legalizada toda a madeira utilizada em obras públicas. A intenção é acabar com o desmatamento desordenado da Amazônia, já que somente o Estado de São Paulo utiliza mais de 15% de toda a madeira lá extraída.
O diretor-executivo do Greenpeace, Frank Guggenheim, disse que entre 2003 e 2004 foram desmatados mais de 26 quilômetros de floresta, sendo que mais de 70% foi feito sem qualquer tipo de autorização, ou seja, ilegalmente. ‘É como se perdesse o Estado de Alagoas inteiro.’

O secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, explicou que a partir de agora só será aceita a madeira com a Autorização para Transportes de Produtos Florestais ATPF, que é emitida pelo Ibama.

O governador Geraldo Alckmin garantiu que ‘tudo vai ser legalizado’. Ele aproveitou para plantar uma muda de pau-brasil no Bosque do Município, inaugurado ontem no Parque Ecológico. José Serra e outros 65 prefeitos também plantaram mudas no local. Antes, Alckmin e Serra plantaram algumas no Parque do Tiquatira, Zona Leste.

Segurança e manutenção

Também foi assinado ontem um decreto para unificar as ações do Estado e da Capital no combate às invasões nas áreas de mananciais. Para isso, o prefeito José Serra anunciou a contratação de 50 guardas civis metropolitanos GCM, que irão combater o crescimento desordenado da Cidade próximo às represas Billings, Guarapiranga e Cantareira.

O prefeito anunciou que vai criar um Comitê Executivo Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Protocolo de Kioto, para, por exemplo, diminuir a poluição, melhorar a qualidade da água, entre outros objetivos.

Por sua vez, o governador vai contratar 89 guardas, que serão encarregados de cuidar dos 92 parques estaduais, além de outros 250 trabalhadores para fazer a manutenção e limpeza das áreas verdes.