Macacos vão atravessar avenida pela ‘transbugio’

Jornal da Tarde - Domingo, 9 de março de 2008

dom, 09/03/2008 - 13h06 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

‘Transbugio’. Esse é o nome da passarela exclusiva para travessia de macacos que vivem soltos na área de Mata Atlântica em frente ao zoológico. Eles costumam atravessar a Avenida Miguel Estéfano, que corta o parque, para buscar alimento do outro lado. No caminho, alguns morrem atropelados. A idéia da ponte é evitar esses acidentes. O projeto já está pronto, mas falta encontrar um patrocinador para financiar os R$ 21 mil da obra.

A ‘transbugio’ é idéia do biólogo do zoológico Guilherme Domechelli. Em setembro de 2007, ele viu um bugio ser atropelado na avenida. Para sua alegria, o macaco saiu rolando pela via e voltou para a mata. ‘Já tivemos casos de macacos que morreram depois de serem atingidos por um carro’, afirma.

A Avenida Miguel Estéfano é uma via movimentada. Em sua extensão não há lombadas para que o motorista reduza a velocidade. ‘A idéia é que a passarela impeça os animais de cruzarem a via pelo asfalto. Eles se sentem mais seguros de andar pelo ar’, explica Domichelli.

Para construir a ‘transbugio’ serão usados dois postes de eucalipto tratado. Um deles será colocado na área interna do zoológico e o outro, atrás do muro que separa a avenida da mata. Para ligar os dois lados, haverá uma passarela feita de corda e pedaços de madeira.

Da ponta dos postes sairão algumas cordas, que serão amarradas nas árvores para os animais entrarem e saírem da passarela. ‘Os bugios são inteligentes. Vão perceber rápido que ali é uma passagem segura para eles’, diz Domechelli. ‘Além disso, temos outros animais, como o bicho-preguiça, que também serão beneficiados.’

Para que o projeto possa ser colocado em prática, os postes de energia elétrica terão de ser rebaixados e a fiação deve sofrer modificações. ‘Os três cabos que existem no local atualmente serão colocados dentro de um único’, conta o diretor da Regional Norte da Eletropaulo, José Oliveira.