MAC terá novo anexo para obras de grande porte

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 2 de outubro de 2007

ter, 02/10/2007 - 11h56 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Um anexo destinado a obras de arte contemporânea de grande porte é uma das novidades do projeto do novo prédio do MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo). A nova construção foi anunciada ontem pela diretora do museu, Lisbeth Rebollo Gonçalves.

O MAC, que hoje tem sua sede na Cidade Universitária e possui uma pequena extensão no Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, será transferido para o atual prédio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

O novo anexo, em forma semicircular, com entrada no mezanino do edifício, foi proposto pelo arquiteto Oscar Niemeyer, 99, autor do projeto do Detran, inaugurado em 1954.

Assim, ele abandonou a idéia de quebrar dois andares do prédio -atualmente com nove pisos- para que eles tivessem pé-direito mais alto e abrigassem trabalhos de grandes dimensões.

A inauguração do novo MAC está prevista para março ou abril de 2009. O Detran, que fica do lado oposto à Bienal, do outro lado da avenida 23 de Maio, deve sair do edifício até março do ano que vem.

Um desenho com a proposta da nova fachada foi apresentado ontem (veja acima) e tem pequenas mudanças em relação ao croqui que Niemeyer apresentou à Folha em junho deste ano. A rampa externa que será construída para circulação do público ganhou uma forma mais recortada e dialoga com uma espécie de mural que será criado no meio da fachada principal. Ela terá um tratamento museológico mais adequado, perdendo os vidros e ganhando novo revestimento.

Ontem, o governador de São Paulo, José Serra, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, acompanhados da diretora do museu e dos secretários estaduais João Sayad (Cultura) e Ronaldo Marzagão (Segurança Pública), fizeram uma visita ao Detran, da qual participou ainda Suely Vilela, reitora da USP.

“O museu passará a ser uma espécie de monumento histórico em São Paulo em homenagem ao nosso grande arquiteto”, disse o governador, que estima o preço da reforma em R$ 30 milhões, originários da secretaria estadual da Cultura.

Segundo a diretora do MAC, haverá uma seção exclusiva para obras em papel do acervo do museu. “Temos 3.000 trabalhos nesse suporte. Com a nova sede, eles ganharão uma exibição apropriada”, afirmou ela.

O MAC tem cerca de 8.000 obras -entre elas, obras de nomes como Picasso, Modigliani, Morandi, Max Bill e Henry Moore. “Atualmente, não conseguimos expor nem 500 delas.

O novo prédio vai mudar essa situação”, disse Vilela. O museu também detém a guarda temporária de parte do acervo do banqueiro Edemar Cid Ferreira, com aproximadamente 1.500 obras.

Ligação

O engenheiro José Carlos Sussekind, um dos principais colaboradores de Niemeyer, disse que o arquiteto apresentou também à prefeitura uma nova ligação entre o Detran e o parque Ibirapuera. Hoje, há a passarela Ciccillo Matarazzo.

“A idéia é fazer uma espécie de jardim suspenso, ligando as duas partes do parque”, afirmou ele. Com isso, haveria ligação mais fácil entre o novo MAC e a Bienal, o Museu de Arte Moderna, a Oca e o Museu Afro Brasil, que ficam do outro lado da av. 23 de Maio.