Luz terá integração gratuita com o metrô a partir de hoje

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 30 de novembro de 2004

ter, 30/11/2004 - 9h40 | Do Portal do Governo

Cerca de 150 mil passageiros serão beneficiados e farão um percurso menor para chegar à Linha Azul do metrô

Álvaro Magalhães

A partir de hoje, a integração entre a CPTM e o Metrô na Estação da Luz será gratuita. Às 4 horas, quando começam a circular os trens das linhas A (Luz-Francisco Morato), D (Luz-Rio Grande da Serra) e E (Luz-Estudantes), as novas passagens subterrâneas e bilheterias da velha estação estarão abertas. Com isso, os passageiros do trem que precisam também pegar a Linha Azul do Metrô (Jabaquara-Tucuruvi), a maior delas, não vão precisar fazer o tortuoso caminho até o Brás para economizar uma passagem.

Em maio de 2000, o governo do Estado tornou gratuita a passagem entre o Metrô e os trens que chegavam às estações da Barra Funda e do Brás. As duas estações, porém, cruzam apenas com a Linha Vermelha (Barra Funda-Itaquera) do Metrô. Por isso, muita gente sofria para economizar.

Quem vinha de trem até o centro para pegar a Linha Azul tinha que fazer três badeações: na Luz, descia dos vagões e pegava um novo trem até o Brás; lá utilizava a inteligação gratuita e pegava a Linha Vermelha do Metrô, seguia até a estação da Sé, onde finalmente podia descer, atravessar as escadas rolantes e pegar a Linha Azul. A nova passagem vai economizar duas baldeações para cerca de 150 mil pessoas, segundo a CPTM.