Luz bate recorde de usuários

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

qui, 02/12/2004 - 9h11 | Do Portal do Governo

No primeiro dia útil de funcionamento da integração metrô e trens da CPTM, o número de passageiro foi duplicou anteontem na Estação da Luz, região central de São Paulo. Foi registrado o movimento recorde, com 43.113 usuários. ‘Esse número é bastante significativo por tratar-se do primeiro dia útil da transferência gratuita entre o Metrô e a CPTM na Luz’, disse o secretário Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos.

O aumento no número de passageiros da estação confirma as previsões dos técnicos, que estimam uma queda no movimento de transferências gratuitas nas outras duas estações de interligação, Barra Funda e Brás. Com isso, haverá melhoria das condições de viagens dos usuários, com mais lugares nos trens da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda).

Anteontem, ainda no primeiro dia de integração gratuita, e comparando com a média de dias úteis do mês de novembro passado, a estação Brás registrou queda de 8,7% no movimento de transferências e a estação Barra Funda apresentou uma redução de 2,2%.

A expectativa é de que 50 mil pessoas passem a utilizar-se diariamente a nova instalação de transferência quando a melhoria estiver plenamente consolidada, dentro de 15 dias. ‘A previsão é que cerca de 35 mil pessoas deixem de fazer transferências na estação Brás e de que 15 mil, na Barra Funda’, disse Luiz Carlos David, presidente do Metrô.