Lojas sem trânsito? É só ir de trem

Jornal da Tarde - Sábado, dia 26 de agosto de 2006

sáb, 26/08/2006 - 11h04 | Do Portal do Governo

Paulistano aprova shoppings em estações da CPTM e do metrô

SHAONNY TAKAIAMA, shaonny.takaiama@grupoestado.com.br

Nem sempre ir ao shopping é sinônimo de enfrentar trânsito, procurar vagas para estacionar e ter dor de cabeça com flanelinhas. A solução mais prática, em alguns casos, é ir de trem ou metrô. Ao longo da linha C da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que faz o trajeto Osasco-Jurubatuba, há oito shopping centers perto das estações. “Nas grandes cidades, é tendência natural ter shoppings em lugares de transporte coletivo. É uma iniciativa que junta o interesse da companhia em ter a demanda de passageiros e a exploração comercial desses espaços”, diz Sérgio de Carvalho Júnior, chefe de atendimento ao usuário da CPTM.

Quem usa sempre a linha para trabalhar nos shoppings ou fazer compras, aprova a idéia. É o caso da aromaterapeuta Sirlie Monteiro, 32 anos. Todo dia, ela pega o trem na Estação Osasco e desce na Jaguaré para ir ao Shopping Villa-Lobos. O motivo de tanta andança é que ela é amiga da dona de um salão de beleza de lá e aproveita para fazer demonstrações de seus produtos às clientes. “Desço na estação, não ando nem 200 metros e já estou lá. Aquele shopping foi uma mão na roda para mim”, diz a aromaterapeuta, que, por já estar no shopping, aproveita para fazer suas comprinhas. “Vendo cinco óleos de massagem e já gasto o dinheiro por lá mesmo”, conta ela, rindo.

O vendedor Rodrigo Betil, 24 anos, trabalha há dois anos e meio em uma loja de surfe no Shopping Morumbi e dispensa o carro para ir trabalhar. “Venho de trem porque é mais rápido. De carro, tenho de pegar o trânsito.”

A Linha C da CPTM passa pelo eixo empresarial mais moderno da Cidade. Ali se concentram, além de oito shoppings, os escritórios comerciais na região da Berrini. Só no mês de julho, a média de passageiros transportados nos dias úteis foi de 107.494. A renda individual de 78% dos usuários pesquisados fica entre 2 e 5 salários mínimos.

Muitos não acham que fazer compras em shoppings é mais caro. O garçom Augusto Seto passa pelo SP Market todo dia ao descer na Estação Jurubatuba e é um dos que não abrem mão da praticidade do shopping. “Minha mulher acha mais caro. Mas eu acho mais prático porque tem de tudo e é caminho para mim. O importante é a qualidade.” Mesmo com a mulher de Augusto achando shopping mais caro, ele não dispensa um agradinho para ela. “Hoje, ao passar pelo SP Market, vou comprar uma roupa para ela, porque é um dia especial.”

Rosana de Oliveira trabalha em uma loja de roupas masculinas no Shopping Morumbi há nove anos. Há dois ela usa a linha C da CPTM. Ela acha mais prático comprar no shopping onde trabalha, mas tem um segredinho. “Sempre vou nas lojas nas quais os preços são mais em conta, e procuro as liquidações. Mas a minha vantagem é que, por ser funcionária do shopping, muitas lojas me dão descontos”, diz.

Para o diretor da Empresa Brasileira de Estudos sobre o Patrimônio (Embraesp), Luiz Paulo Pompéia, nem sempre a proximidade de uma estação de trem ou metrô é sinônimo de negócios para os estabelecimentos vizinhos. “A classe média abaixo da B e que usa a Linha C não vai freqüentar o Eldorado ou o Iguatemi porque não se sente bem lá. Para eles é caro.”

A maioria das estações da CPTM chegou quando os shoppings já estavam instalados, por isso, não houve um estudo prévio sobre o perfil dos usuários, que seriam também possíveis consumidores dos shoppings. “O Iguatemi chegou em São Paulo em 1966, é o primeiro shopping da cidade. O Eldorado e o Morumbi também já existiam quando as estações chegaram”, explica Pompéia.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo, que administra os metrôs da Cidade, percebeu sua vocação comercial há nove anos. E foi além: instalou shoppings em algumas estações. Em 1997, o Shopping Metrô Tatuapé foi inaugurado e está sendo ampliado. Em 2001 foi a vez do Shopping Metrô Santa Cruz. A tendência continua. O Shopping Metrô Itaquera, a ser construído na Estação Corinthians-Itaquera, tem previsão de abertura para o fim de 2007. O Shopping Metrô Tucuruvi será inaugurado no fim de 2009.