Lojas do metrô vão ter cara nova

Jornal da Tarde - Quinta-feira, dia 25 de maio de 2006

qui, 25/05/2006 - 12h14 | Do Portal do Governo

Até o fim do ano , os minishoppings em estações serão reformados e outros novos serão criados

CAMILLA HADDAD, camilla.haddad@grupoestado.com.br

A mulherada adepta das compras de roupas, sapatos e outras quinquilharias nas lojinhas do Metrô pode se preparar para fazer compras com mais conforto em ambientes padronizados e sem poluição visual. Até o fim do ano, os mais de cem estandes dispostos nas Estações Sé, Santana, Barra Funda, Anhangabaú e Brás serão reformados e modernizados.

Os vidros, separações de ferro e propagandas sem tamanhos definidos darão espaço para construções de alvenaria, nova comunicação visual e iluminação diferenciada.

A medida faz parte de uma segunda etapa do projeto de instalação de estantes nas estações. “Vamos formalizar o espaço como área comercial”, diz Cristina de Carvalho Bastos, chefe do Departamento de Novos Negócios do Metrô. Ela lembra que uma das principais razões para as mudanças é trazer mais conforto ao passageiro da companhia. “Hoje, 88% dos usuários aprovam o comércio nas estações”, diz.

Mesmo com as reformas, Cristina acredita que as lojinhas não perderão as características de populares. “Será basicamente o que se vê hoje”, diz.

“O que determina o sucesso do comércio é a variedade, o ambiente para poder escolher entre diversos artigos diferentes.” Cristina explicou que cada núcleo de estandes, chamados de feiras, é administrado por uma empresa. “Caberá a cada empresa fazer a reforma para padronizar as lojas e assim evitar a poluição visual.”

‘Quebrou o maior galho’

A estudante Amanda Souza, 21 anos, passa todo dia na Estação Sé para chegar à faculdade. “Uma vez eu precisei de uma blusa urgente para ir a uma festa e acabei comprando na loja do Metrô. Quebrou o maior galho.” A jovem não sabia das reformas. “Se isso não aumentar o preço, tudo bem.”

Segundo o Metrô, no mês passado foi aberta licitação para pessoas jurídicas interessadas em abrir lojinhas na companhia. As próximas licitações devem ocorrer nos meses de junho e agosto.