Lodo de esgoto pode virar adubo de cana

Folha de S. Paulo

qua, 30/06/2010 - 7h55 | Do Portal do Governo

Substância poderá substituir complemento nitrogenado tradicional, aponta pesquisa de centro ligado à USP

Lodo supre o nitrogênio necessário e contém 30% do fósforo, mas precisa de reposição do potássio, diz estudo

Uma pesquisa do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) mostra que o lodo do esgoto tratado pode substituir o uso de adubo mineral nitrogenado no cultivo da cana-de-açúcar. 

O centro é ligado à USP de Piracicaba (160 km de São Paulo).

A técnica aponta para o aumento de 12% da produtividade e redução de custos. “Com relação à cana, podemos afirmar que 100% do adubo mineral nitrogenado que deveria ser aplicado pode ser substituído pelo lodo de esgoto”, disse Cassio Hamilton Abreu Júnior, que coordena o estudo do Cena. O uso do lodo é estudado há quase 30 anos.

A pesquisa, financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), concluiu que não há contaminação do solo e dos lençóis freáticos se o material for tratado pelas normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

O estudo analisou a presença de nitrogênio, fósforo e potássio, substâncias que compõem a chamada adubação básica do solo, na área que recebeu o lodo.

Foi constatado que o lodo supre o nitrogênio necessário à cana e contém cerca de 30% do fósforo, mas precisa de reposição do potássio.

Para a pesquisa, iniciada em 2005, foi utilizado lodo de esgoto doméstico da estação de tratamento de esgoto de Jundiaí (SP).