Livro mostra o acervo dos palácios do Governo de SP

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Domingo, 30 de janeiro de 2005

seg, 31/01/2005 - 9h08 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Promover o encontro do povo brasileiro, mais especificamente o paulista, com os pintores que construíram a história da arte no Brasil, desde o século XVII até hoje. Com este objetivo, acaba de ser lançado Arte nos Palácios, de Nereide Schilaro Santa Rosa, um apanhado das obras que compõem o acervo dos dois palácios do Governo do Estado de São Paulo.

O livro contempla desde o mundo dos pintores viajantes do período colonial, até o mundo abstrato da arte contemporânea do fim do século XX, passando pelos acadêmicos do Império e Modernistas, sem renegar a arte popular e primitiva.

Editada pela Imprensa Oficial, a obra apresenta um rico leque de imagens das obras, que estão no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, e no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão – residência de inverno do governador.

Dentre os artistas e obras representados, estão Rugendas, com Negro ee Negra N’uma Fazenda, Benedicto Calixto (Paisagem), Eliseu Visconti (O Beijo), Anita Malfatti (Busto de Mulher), Di Cavalcanti (Pescadores), Tarsila do Amaral (Auto-Itetrato), Cândido Portinari (A Barca de São Pedro), entre outros.

Há ainda um suplemento didático, com sugestões de atividades para os professores de arte desenvolverem em sala de aula, baseado nas obras contidas no livro.

Arte nos Palácios pode ser encomendado na página www.imprensaoficial.com.br ou pelo telefone 0800-123401.