Litoral terá reforço de 1.640 PMs e de 1.100 salva-vidas

Diário de S. Paulo - São Paulo - Segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

seg, 27/12/2004 - 9h19 | Do Portal do Governo

“Operação Praia Segura” começa amanhã. O maior efetivo ficará concentrado no Litoral Sul e na Baixada Santista. Estradas também receberão mais homens

Rodrigo Ferreira

O policiamento nos municípios do Litoral paulista será reforçado a partir de amanhã com 1.640 homens, além de mais 1.100 salva-vidas. Até o final do carnaval estará em vigor a “Operação Praia Segura”, realizada pela Polícia Militar nos 615 km de praias. A expectativa é de que até 20 milhões de pessoas passem pelo Litoral até o carnaval. Cerca de 1 milhão só na virada do ano.

No Litoral Sul e Baixada Santista o policiamento passará a contar com 4.800 homens, um reforço de 1.200 policiais. Segundo o coronel Renato Penteado Perrenoud, comandante do policiamento no Litoral Sul. A medida é necessária já que a região recebe milhares de visitantes nesta época do ano.

‘Algumas cidades chegam a quadruplicar o seu número de moradores. Vamos ocupar todos os pontos turísticos. Lugares que recebem grande quantidade de pessoas. Mas sem esquecer das periferias das cidades, que também são importantes’, disse Perrenoud. O coronel adiantou também que dois pelotões da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) ajudarão no policiamento.

Já no Litoral Norte do estado, o policiamento será reforçado em mais de 100%. Passando dos atuais 420 policiais para 860 homens, um aumento de 440 policiais. Segundo o coronel Oswaldo da Silva Filho, comandante do Litoral Norte, neste ano a polícia fez um levantamento dos lugares mais perigosos. ‘Por motivo de segurança não posso revelar quais são. Mas já temos mapeado todos os pontos que necessitam de maior atenção por parte da polícia’, disse. Para que outras regiões do estado não ficassem com defasagem no policiamento, as férias dos PMs foram suspensas nesse período.

Neste verã, os 15 municípios do Litoral do estado estarão também amparados por 1.100 salva-vidas espalhados pelas praias. Segundo o major Jerônimo Amâncio da Silva, comandante interino do 17º Grupamento dos Bombeiros, responsável pelo salvamento de banhistas no Litoral, os bombeiros terão à disposição dois navios, 14 lanchas, 56 botes infláveis e 18 motos aquáticas, além de 5 helicópteros da PM. Em 2003, foram registradas 111 mortes de banhistas por afogamento nas praias do estado.

Anti-seqüestro

As estradas em dão acesso ao Litoral de São Paulo também receberão reforço no policiamento, segundo o coronel Romeu Takami Mizutani, comandante da Polícia Militar Rodoviária Estadual, que não revelou de quanto será o efetivo.

Durante o verão, policiais do grupo anti-seqüestro do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter) I, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, vão estar nos municípios do Litoral Norte realizando trabalhos de inteligência, com homens à paisana. A intenção é evitar possíveis casos envolvendo turistas.

Nos finais de semana, agentes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) também descerão para o Litoral para ajudar nos trabalhos.