Litoral Norte terá reforço de 900 policiais para as férias

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 28 de dezembro de 2004

ter, 28/12/2004 - 9h28 | Do Portal do Governo

O objetivo é combater e coibir a ação das quadrilhas de roubos e furtos nas cidades lotadas de turistas

SIMONE MENOCCHI

Quadrilhas de roubos e furtos estão na mira da polícia no Litoral Norte. Com a Operação Verão, haverá um reforço de quase 900 policiais e um mapa minucioso da violência, que vão ajudar no combate aos furtos, roubos e outros crimes durante as festas de fim de ano e as férias.

A estratégia da Secretaria de Segurança Pública para os próximos dois meses não foi apenas triplicar o número de policiais das quatro cidades litorâneas, mas ‘abusar’ do chamado serviço de inteligência. ‘O que tem de diferente neste ano é o aprimoramento das ações do ano passado’, diz o diretor da Delegacia do Interior (Deinter 1) do Vale do Paraíba e Litoral Norte, delegado Claudine Pascoetto.

Um mapa detalhado dos pontos críticos onde a violência é freqüente está nas mãos das Polícias Civil, Militar e especializada. O turista que freqüentar as praias vai encontrar, principalmente nos fins de semanas e de madrugada, ações ostensivas e secretas. Os visitantes vão se deparar com equipes do Delegacia de Investigações Criminais (Deic), Delegacia de Narcotráfico (Denarc), Delegacia Anti-seqüestro e Garra. Nesta semana, mais de 30 policiais da Rota já estiveram em São Sebastião e Caraguatatuba. Nas delegacias, 45 investigadores, delegados e carcereiros a mais trabalham no esclarecimento de crimes e no atendimento.

‘Outros 400 vão se revezar nas operações em lugares estratégicos’, diz o delegado seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho. ‘A meta é combater todo tipo de crime, inclusive o tráfico de drogas’, completa.

Haverá helicópteros da Polícia Militar, Civil e especializada, tendo um novo reforço aos finais de semana. ‘Só da PM serão dois’, confirma o comandante no Vale, coronel Oswaldo Silva Filho.

Por ordem do governador Geraldo Alckmin, o patrulhamento neste ano terá duas fases. A primeira começou nesta semana e segue até 26 de dezembro. Todas as férias e licenças dos policiais do Vale do Paraíba foram canceladas para que todos integrem as equipes de São Paulo, Campinas e das escolas de policiais.

Se comparados os três meses de maior fluxo – dezembro, janeiro e fevereiro – do verão 2003 e 2004, os furtos tiveram um crescimento de 5,5% e os roubos de 33% somando as ocorrências em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba.

A Costa Sul de São Sebastião, foi destacada no mapeamento da Polícia Militar como um dos pontos de maior atenção. Apesar do reforço e do mapa, a polícia não quer agir sozinha. ‘O turista não pode descansar de sua própria vigilância’, argumenta o comandante do Policiamento do Interior 1, coronel Oswaldo Silva Filho. Para ele, os turistas precisam não relaxar no quesito prevenção. ‘Não se deve freqüentar praias de madrugada, lugares ermos. Nem deixar carro na rua.’