Litoral Norte terá mais policiamento

A Tribuna - 15/5/2002

qua, 15/05/2002 - 12h32 | Do Portal do Governo

O governador do Estado, Geraldo Alckmin, disse ontem que enviará mais 41 policiais militares temporários e mais 19 policiais militares para reforçar o efetivo fixo de São Sebastião, que também atende o Município de Ilhabela.

O anúncio foi feito durante uma reunião com diversas autoridades e representantes de entidades civis dos dois municípios, no Palácio dos Bandeirantes. A medida permitirá a ampliação do efetivo de 167 para 228 homens até julho.

Atualmente, São Sebastião conta com um Batalhão da Polícia Militar, que funciona com duas companhias e conta com um efetivo aproximado de 167 homens. No entanto, a região compreendida entre Boiçucanga e Boracéia se ressente da falta de patrulhamento ostensivo, registrando um número cada vez maior de ocorrências policiais.

Alckmin recebeu na tarde de ontem uma comitiva formada por cerca de 40 integrantes no Palácio dos Bandeirantes, acompanhado dos secretários da Casa Civil, Antonio Rubens de Lara, e da Segurança Pública, Saulo Castro de Abreu Filho.

Os prefeitos de São Sebastião, Paulo Julião, e de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, disseram que o efetivo de policiais permanece o mesmo há pelo menos 10 anos. ‘‘Em contrapartida, as duas cidades cresceram de forma significativa’’, esclareceu Paulo Julião.

Geraldo Alckmin esclareceu que o aumento do efetivo já estava sendo programado pela Secretaria de Segurança Pública. ‘‘Nós queremos fazer com que esses homens do efetivo temporário estejam disponibilizados a partir de julho. Os homens do efetivo fixo já podem ser encaminhados neste mês’’.

Outra solicitação que está sendo estudada, segundo o governador, é a criação de mais uma companhia da Polícia Militar, na região de Boiçucanga. ‘‘Já determinei que o secretário de Segurança Pública inicie os estudos técnicos de viabilidade para a implantação dessa nova unidade’’.

Alckmin disse ainda que enviará, dentro do prazo mais rápido possível, mais viaturas para os dois municípios. ‘‘Nós estamos finalizando os últimos detalhes. Teremos mais viaturas para o Município’’.

O governador destacou que a Polícia Civil também deve ser reforçada nos próximos meses. ‘‘Nós estamos realizando concursos públicos paras as funções de investigador e escrivão de polícia, com esse objetivo. Parte dessas vagas deve ser preenchida no Litoral Norte’’.

Fiscalização

O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, solicitou a criação de um sistema de fiscalização na travessia de balsas de Ilhabela e São Sebastião, reforçando a segurança no local. O governador Geraldo Alckmin prometeu estudar a solicitação junto à Secretaria de Segurança Pública.

Por sua vez, o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, disse que os dois portais que serão construídos nas duas entradas principais da Cidade contarão com um sistema de câmeras de vídeo, para reforçar a vigilância. ‘‘E também auxiliar o patrulhamento ostensivo, na captura de marginais’’.