Literatura para todos

Diário de S. Paulo

sex, 28/05/2010 - 9h16 | Do Portal do Governo

Recém-chegado à Secretaria da Cultura do estado, tenho me deparado com agradáveis surpresas, projetos implantados por meu antecessor João Sayad. No último domingo, acompanhei com entusiasmo um show da Virada Cultural Paulista, evento idealizado por José Serra. Já neste fim de semana, São Francisco Xavier recebe a terceira edição do Festival da Mantiqueira. Em um clima informal, o público terá a oportunidade de conhecer escritores consagrados como Ferreira Gullar e José Eduardo Agualusa em palestras, oficinas ou mesmo pela cidade.

Com esse evento, o governador Alberto Goldman dá sequência a ações de uma área caríssima ao governo do Estado: o incentivo à leitura. Democratizar o acesso a um universo tão rico como o dos livros traz consequências lógicas em áreas como educação, saúde, cultura e para o desenvolvimento do país.

No Festival da Mantiqueira serão anunciados os finalistas do III Prêmio São Paulo de Literatura, o maior evento do país, em valor oferecido aos vencedores – R$ 400 mil divididos em duas categorias: autor estreante e autor consagrado. Seu objetivo é chamar a atenção para a literatura, ao transformar escritores em estrelas.

Já a partir de 31 de maio, o Viagem Literária espalha literatura pelo estado promovendo encontros de autores renomados em bibliotecas municipais de 72 cidades paulistas. São 355 atividades, até novembro, tanto em Campinas como na pequena Buritizal, perto de Franca.

Na capital, seguimos com as atividades da recém-inaugurada Biblioteca de São Paulo, que possui mais de 30 mil títulos, além de acessibilidade total a pessoas com deficiência. Há ainda outras instituições voltadas às letras, como o Museu da Língua Portuguesa e a Casa das Rosas. Para a modernização dos acervos das bibliotecas do estado, doamos livros periodicamente; no início deste ano foram 54.600 títulos para 200 municípios.

Faço um convite a todos, para que participem dos nossos festivais, palestras e oficinas, e visitem nossas instituições. Ao final todos sairão com ao menos um livro na mão.

Andrea Matarazzo é secretário da Cultura