Linhas de trem terão nomes de pedras preciosas em SP

G1 – sábado, 29 de março de 2008

sáb, 29/03/2008 - 17h45 | Do Portal do Governo

G1

As linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão receber números, cores e nomes de pedras preciosas. A intenção é facilitar a identificação, como já acontece com as linhas do Metrô.

Segundo a Secretaria de Transportes, as estações da CPTM vão passar por um processo de unificação com as do Metrô. O trecho Luz – Francisco Morato-Jundiaí, hoje chamada de Linha A, será a Linha Rubi. Já a Linha B (Júlio Prestes-Itapevi-Amador Bueno), será a Linha Diamante. O ramal C, que vai até Osasco, será batizado de Esmeralda.

Com as mudanças, a Linha D (Luz – Rio Grande da Serra) passa a se chamar Turquesa e, a Linha F (Brás-Calmon Viana), Safira. Os trechos que ainda estão em projeto terão as cores jade (Brás-Zezinho Magalhães) e ônix (Aeroporto de Cumbica – Luz).

As alterações devem ser feitas até 2010. Até lá, de acordo com a Secretaria de Transportes, R$ 16 bilhões vão ser investidos na EMTU, no Metrô e na CPTM. O dinheiro será usado também para reforma de trens, cuja falta de manutenção é uma das reclamações mais freqüentes dos usuários.