Linha de trem que ligará São Paulo a Cumbica sai em 2010

O Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 29 de junho de 2007

sex, 29/06/2007 - 11h30 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

O Expresso Aeroporto, via férrea que ligará o centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, deve sair do papel no início do ano que vem, quando será lançada a parceria público-privada (PPP) de R$ 1,75 bilhão para a linha, com início das operações previsto para 2010.

O governo define agora detalhes como tarifa-referência para a PPP, o local da estação terminal e o traçado definitivo. O preço estimado para a passagem é de R$ 25,00. O percurso de 27 quilômetros será feito em 15 minutos pelo trem, que chegará a uma velocidade máxima de 100 quilômetros por hora.

Em abril, dois consórcios – um de empresas brasileiras e outro de espanholas – ofereceram projetos à Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na primeira concorrência da linha – restrita a idéias. Agora, a secretaria monta um projeto definitivo, unindo as propostas até o fim do ano.

Um dos entraves era a reivindicação de Guarulhos para que houvesse estações na cidade antes do destino final da linha. O coordenador de Planejamento e Gestão da secretaria, Renato Viegas, diz que a solução foi criar dois trens, que irão operar sobre a mesma estrutura férrea, porém de formas distintas. O primeiro (Expresso Guarulhos) sairá da Estação Brás, no centro da capital, com parada na região da Estação Engenheiro Goulart, na zona leste, e destino final no Parque Cecap (Zezinho Magalhães), próximo de Cumbica. O Expresso Aeroporto seguirá direto para Cumbica e será mais confortável, com ar condicionado.

Dos 27 quilômetros de linha férrea, a vencedora da PPP terá de construir apenas 9 – de Engenheiro Goulart até Cumbica, passando sobre o Rio Tietê e a Rodovia Ayrton Senna. Os outros 18 estarão sobre uma faixa de domínio já existente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O Expresso Guarulhos terá tarifa compatível à praticada pela CPTM (R$ 2,30) e tem demanda projetada inicialmente para 100 mil pessoas por dia, e, futuramente, 200 mil. Já o Expresso Aeroporto tem movimentação inicial prevista de 20 mil passageiros por dia, que poderá subir para 39 mil após a conclusão da ampliação de Cumbica.

O trem para o aeroporto atenderá a passageiros e funcionários – estes, caso não consigam descontos na tarifa, poderão usar a composição que pára no Parque Cecap e pegar ônibus para completar a viagem. “Os trens irão operar na mesma estrutura, em intervalos de seis minutos, com partida de um ou do outro a cada três minutos”, explica Viegas.

Início da linha

Outra decisão a ser tomada nos próximos meses se refere à estação de partida do Expresso Aeroporto em São Paulo. O Brás foi descartado. Entre Barra Funda e Luz, a última tem se consolidado como a mais provável. Segundo Viegas, a Luz “é mais viável porque consideramos importante não apenas o espaço físico e a localização, mas também o potencial de influência de um empreendimento como esse”.

Para Viegas, a estação do expresso poderá influenciar positivamente no processo de revitalização do centro, além de a Luz ser uma primeira imagem de São Paulo mais bonita para os turistas. Era justamente nessa região que os visitantes e imigrantes desembarcavam na capital, vindos de trem.

A nova estação será um espaço moderno, onde será possível adiantar o despacho de bagagens, e, talvez, até o check-in. Haverá lojas e lanchonetes. No aeroporto, a estação de desembarque será um genuíno shopping, segundo Viegas, e ficará no terreno em frente ao prédio de embarque, com uma passarela por cima de onde hoje está o estacionamento. Segundo Viegas, há cem cidades no mundo com o serviço de trem no aeroporto.