Linha Ana Rosa-Ipiranga em fase de acabamento

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 29 de abril de 2005

sex, 29/04/2005 - 9h04 | Do Portal do Governo

O Metrô vai gastar R$ 143,6 milhões para instalar, a partir de junho, os sistemas operacionais
em três novas estações da Linha 2. Inauguração da primeira está prevista para março de 2006

O Metrô fechou no início da semana um contrato de R$ 143,6 milhões para a colocação de sistemas operacionais no trecho de expansão da Linha 2 (verde). A instalação deve começar em 30 dias.

Os sistemas operacionais são equipamentos que permitem o funcionamento adequado de trens e estações. Controlam a movimentação dos vagões, centralizam e monitoram informações dos equipamentos de cada estação e fornecem energia elétrica para os trilhos.

Ao mesmo tempo em que esses sistemas forem instalados, o Metrô finalizará licitações para a rede de telecomunicações das estações, ventilação, exaustão e instalação de 19 escadas rolantes e sete elevadores especiais.

As obras de extensão da Linha 2 começaram em 31 de março do ano passado e, até agora, 1,7 mil metros de túneis já foram perfurados. Serão 3,4 km de extensão e três novas estações: Imigrantes, Chácara Klabin e Ipiranga.

Os sistemas operacionais são instalados só depois que que os túneis e as estações já estão com as obras avançadas.

Hoje, o Metrô mantém dez frentes diferentes de escavação em quatro poços ao longo da linha. Cada um deles avança cerca de 1,5 metro por dia. O trecho em funcionamento tem 7 km de extensão.

O primeiro trecho (Ana Rosa-Imigrantes) deve ser entregue em março de 2006 e o segundo (Imigrantes-Ipiranga), em 30 de setembro do mesmo ano, incluindo também a Estação Chácara Klabin. Ainda está prevista uma terceira fase de obras com a extensão até Sacomã, ainda sem prazo para o início.

No eixo norte do sistema, o Metrô está analisando propostas para a construção de um shopping associado ao terminal urbano de ônibus na Estação Tucuruvi. A área bruta que pode ser locada para a construção de um novo shopping é de 19 mil m².

A expectativa é de que 3 mil novos postos de trabalho sejam gerados para a construção e operação do empreendimento. Nas Estações Itaquera e Tatuapé, obras de empreendimentos semelhantes devem começar em junho.