Linha 4 terá esteiras rolantes

Jornal da Tarde

ter, 04/05/2010 - 9h16 | Do Portal do Governo

Equipamento inédito agilizará percurso entre as estações Paulista e Consolação, na zona sul

A  chegada da Linha 4-Amarela do Metrô vai marcar a estreia de um apoio para acelerar a vida dos usuários do subterrâneo. Entrará em funcionamento a primeira esteira rolante da rede metroviária de São Paulo, que vai fazer a ligação subterrânea entre as estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela). O início da operação da Linha Amarela ainda não tem data definida.

Dos mais de 300 metros que separam uma estação da outra, 90 poderão ser percorridos sem esforço sobre as esteiras do modelo “Iwalk”, ou “esteiras inteligentes”, que funcionam de maneira mais econômica se não houver pedestres usando-as.

A esteira faz um uso inteligente da energia elétrica: quando não está em uso, ela se mantém parada e volta a se mover assim que detecta um passageiro. Além disso, o sistema de tração da esteira não tem correntes, como as que existem em escadas rolantes. Isso dispensa lubrificação adicional.

“Trata-se do primeiro modelo da nossa fábrica instalado no mundo com essas inovações tecnológicas”, afirmou, por meio de sua assessoria, a Thyssen Krupp, empresa fabricante.

As novas tecnologias, garante a empresa, têm o objetivo de atender “princípios ambientais”.

O complexo entre as duas estações de metrô será formado por seis esteiras instaladas duas a duas, no sentido do comprimento, formando três conjuntos paralelos. Cada uma mede 45 metros. Levando em conta que a velocidade do equipamento é de quase 2,5 quilômetros por hora, uma viagem de um lado a outro, percorrendo duas esteiras consecutivas, deve levar pouco mais de dois minutos. Isso se o passageiro permanecer parado sobre ela. A largura do equipamento é de 1,10 metro.

Segundo a assessoria de imprensa do metrô, a capacidade conjunta das seis esteiras é de 20 mil usuários por hora, nos momentos de maior movimento.

Outras cidades

No Brasil, a rede de transporte metropolitano do Rio de Janeiro já tem o sistema de esteiras. Neste caso, elas não servem para unir uma linha à outra, mas para encurtar a distância entre o local de captação dos usuários e a plataforma, que chega a quase 200 metros.

Isso ocorre nas Estações Cardeal Arcoverde e Cantagalo, ambas em Copacabana, e General Osório, em Ipanema. Em outros países, principalmente na Europa, é mais comum o uso de esteiras rolantes nas redes de metrô.

Vida corrida

2,5 km/h
É a velocidade com que a esteira rolante leva o passageiro da Estação Consolação à Paulista.

90 metros
É a distância das seis esteiras rolantes que serão instaladas entre a Linha Verde e a Amarela.

2 minutos
E 18 segundos é o tempo exato que o usuário do metrô vai levar para ir do início ao final da esteira, se ficar parado, sem andar.

Primeiro trecho irá da Paulista à Faria Lima

O primeiro trecho a ser inaugurado da Linha 4 – Amarela é o que vai da Estação Paulista à Estação Faria Lima. Ele vai funcionar, inicialmente, somente das 9 às 15 horas, ou seja, fora do horário de pico. Ainda não há previsão para a inauguração das estações, mas o consórcio ViaQuatro, que vai operar a nova linha, afirma que a previsão é que o trecho funcione em período integral – das 4h40 à 0h – até o fim deste ano.

Quando estiver concluída, a linha ligará a Vila Sônia, na zona oeste, à Estação da Luz, no centro, passando pelas seguintes estações: São Paulo – Morumbi; Butantã; Pinheiros; Faria Lima; Fradique Coutinho; Oscar Freire; Paulista; Higienópolis – Mackenzie e República.

Ela fará a conexão com mais três linhas do Metrô: a Linha 1 – Azul, a Linha 2 – Verde e a Linha 3 – Vermelha.

Haverá conexão também com as seguintes linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): a 9 – Esmeralda, a 7 – Rubi, a 11 – Coral e, no futuro, com o Expresso Aeroporto.