Linha 2 do Metrô terá mais uma estação

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 15 de outubro de 2004

sex, 15/10/2004 - 9h38 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin foi visitar as obras de extensão do ramal verde do Largo Ana Rosa até a Imigrantes. Além das duas estações programadas (Chácara Klabin e Imigrantes), ele anunciou o prolongamento da linha até o Ipiranga, na Zona Sul. Mas ainda falta conseguir as verbas para a obra

CAMILLA HADDAD

O que era para ser mais uma das tradicionais visitas do governador Geraldo Alckmin PSDB às obras de expansão da Linha 2 (Verde) do Metrô, que inclui as Estações Chácara Klabin e Imigrantes, na Vila Mariana, acabou ontem numa boa surpresa para o paulistano: o governador autorizou o prolongamento da linha até o Ipiranga, na Zona Sul.

Apesar de estar em fase de estudo e o projeto não ter um orçamento exato, já se sabe onde ficará a nova estação: ela será feita na Rua Doutor Gentil Moura, esquina com a Rua Visconde de Pirajá.

Segundo o governador, tudo indica que, após a entrega do trecho Chácara Klabin e Imigrantes, no primeiro semestre de 2006, as obras da nova estação já deverão ser iniciadas.

O governador explicou que hoje a Linha 2, que vai do Largo Ana Rosa até a Vila Madalena, transporta 290 mil passageiros por dia. Com a entrega da Estação Ipiranga, o número deverá subir para 380 mil passageiros. ‘A Ipiranga já está sendo estudada, com orçamento, cronograma e custo. O estudo será apresentado na próxima semana’, disse Alckmin.

O governador contou ainda que será preciso buscar recursos financeiros para realizar a proposta da estação. ‘Vamos nos empenhar para fazer as três estações simultaneamente.’

Antes de tornar oficial o novo trecho do Ipiranga, que abrange uma área de 500 metros, Alckmin chegou a se benzer diante de uma imagem de Santa Bárbara, protetora contra os perigos de explosões.

Sob a proteção de Santa Bárbara

A imagem estava na separação dos dois túneis visitados por ele ontem de manhã, sob a Rua Vergueiro, na Vila Mariana. Santa Bárbara foi colocada pelos funcionários da companhia que trabalham nos túneis.

Dados do Metrô apontam que nesta primeira etapa de obras, que inclui as estações Chácara Klabin e Imigrantes, estão previstos mais três quilômetros de trilhos em cada uma das estações. Na segunda fase, onde entra a Ipiranga, a previsão é de que a Linha 2 seja estendida em mais 2,2 quilômetros.

Os trens da Linha 2 serão uma opção de transporte com acesso direto à Avenida Paulista e ao Centro. Orçada em R$ 559 milhões, a obra, segundo o governo do Estado, vai gerar 2.400 empregos diretos e 5 mil indiretos.

Além dos benefícios com empregos, a expansão da linha também é uma antiga reivindicação da população da região Sudeste da Capital.