Língua Portuguesa é tema de olimpíada

Jornal da Tarde - Terça-feira, 13 de setembro de 2005

ter, 13/09/2005 - 12h16 | Do Portal do Governo

GILBERTO AMENDOLA

‘A palavra que eu mais detesto é verossimilhança.
O mundo é irreal. Não se preocupem com nenhuma lógica’, CHICO DE ASSIS, dramaturgo, que participou do lançamento da competição, aconselha os alunos, através de uma videoconferência, sobre a melhor maneira de escrever uma crônica

A Secretaria de Estado da Educação, por teleconferência, lançou o evento para as suas 5 mil escolasO dramaturgo Chico de Assis participou ontem do lançamento da 1º Olimpíada de Língua Portuguesa, na Secretaria de Estado da Educação. Lá, Chico deu um valioso conselho para os estudantes do Ensino Médio que pretendem participar de um concurso de crônicas: ‘ A palavra que eu mais odeio é verossimilhança. O mundo é irreal. Não se preocupem com nenhuma lógica’.

As palavras do dramaturgo ficaram na cabeça do estudante Fábio da Silva Nogueira, 16 anos. Fã de hip hop e ‘mano’ assumido, ele já sabe sobre o que vai escrever. ‘Sou morador da periferia, lá do Jardim São Luiz, na Zona Sul. Hoje (ontem) estou aqui, quase do lado do governador. Isso é muito louco. Minha crônica pode ser sobre isso’, adiantou.

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da educação, Gabriel Chalita, lançaram a competição através de uma teleconferência transmitida para mais de 5 mil escolas estaduais. O objetivo da Olimpíada é valorizar o domínio da língua e estimular o gosto pela literatura. O torneio será dividido em duas categorias: Cora Coralina e Cecília Meirelles.

Na categoria Cora Coralina, os estudantes do primeiro e segundo colegiais irão participar de um grande game. Eles terão que responder perguntas sobre autores renomados. Já os alunos do 3º colegial competirão na categoria Cecília Meirelles. Nesse caso, o desafio é escrever uma crônica. Os vencedores ganharão uma viagem à terra de Camões e Fernando Pessoa, Portugal.

As inscrições devem ser feitas nas próprias escolas. A premiação acontecerá no dia 25 de janeiro de 2006 (aniversário de São Paulo), junto com a inauguração do museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz.