Limeira receberá programa habitacional voltado aos idosos

Gazeta de Limeira

seg, 24/08/2009 - 11h57 | Do Portal do Governo

Limeira será um dos primeiros municípios a receber o programa Vila Dignidade, projeto habitacional do governo do Estado voltado ao atendimento de idosos, que visa à construção de moradias em pequenas vilas, com áreas de convivência social. O programa consiste na construção de 24 casas térreas de 39 metros quadrados, que terão sala conjugada à cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço, aquecimento solar e uma área externa nos fundos.

Os idosos com mais de 60 anos e renda até dois salários mínimos (R$ 930) serão contemplados. Outra exigência é que o idoso more sozinho e há pelo menos seis anos na cidade.

O próximo passo do projeto será a vinda de técnicos ao município para a realização de visitas em áreas que poderão receber o programa. Secretário da Habitação, Antônio Custódio de Oliveira disse que Limeira cederá o terreno, o Estado construirá as casas e o município administrará a vila.

O local onde deverão ser construídas as casas precisa ser próximo ao comércio em geral, serviços, além de oferecer infraestrutura básica, como água, energia, esgoto, pavimentação asfáltica e transportes. “Devemos oferecer o máximo de infraestrutura aos idosos que viverão nesta vila”, fala Custódio.

O programa, pleiteado através do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria da Habitação, se insere no Plano Estadual para a Pessoa Idosa do governo do Estado de São Paulo (Futuridade) e é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, a Secretaria Estadual da Cultura, o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) e as prefeituras dos municípios paulistas.