Levantamento mostra perfil do paciente com Alzheimer

Notícia da Manhã/Catanduva

qua, 01/04/2009 - 9h15 | Do Portal do Governo

Mais de 56 mil pessoas no Estado procuraram tratamento contra a doença em 2008

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que, no Estado de São Paulo, 56.827 pessoas procuraram tratamento nos serviços conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para evitar ou retardar os sintomas causados pelo Mal de Alzheimer em 2008. Do total de pacientes, 64,1% eram mulheres.

De acordo com a pesquisa, a idade média das pacientes em busca de atendimento é de 76 anos, sendo que 24% delas são das classes A e B, ou seja, com renda acima de 20 salários mínimos.

“São mulheres que estudaram e, em sua maioria, tiveram uma atividade durante toda a vida. É muito difícil para as pacientes e os familiares aceitarem a doença”, afirma Madalena Bazzo, diretora do Complexo Hospitalar Padre Bento, que possui um serviço de atendimento e orientação dos cuidadores dos pacientes com Alzheimer.

Entre os homens que procuram atendimento contra a doença, a idade média é de 75 anos. São 20.403 pacientes predominantemente das classes C (8.173) e D (7.338), mas os mais ricos, das classes A e B, já representam 22% do total de atendimentos. 

O Mal de Alzheimer é caracterizado pela perda de memória e por dificuldades em fazer coisas consideradas simples. Por ser uma doença progressiva, a tendência é que o paciente perca cada vez mais a memória recente, lembrando-se de fatos do passado, mas tendo dificuldades de se recordar dos momentos presentes.

Para colaborar com as pessoas que convivem com pacientes que sofrem de Alzheimer, o Complexo Hospitalar Padre Bento, em Guarulhos, e o Centro de Referência do Idoso da Zona Norte realizam encontros mensais e semanais com cuidadores de Mal de Alzheimer, para dar dicas de como tratar os pacientes em casa.

Criado em fevereiro de 2007 o grupo do Padre Bento se reúne todas as terceiras segundas-feiras do mês, às 17h30, e conta com o apoio de especialistas do hospital e profissionais da Associação Brasileira de Alzheimer. O objetivo dos encontros, que têm a duração de 60 minutos, é dar suporte e orientação àqueles que cuidam dos portadores da doença.

Os interessados em participar do grupo podem procurar o serviço social do Padre Bento nos dias em que o grupo se reúne e fazer a inscrição.

O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte realiza seus encontros às quinta-feiras, das 9h às 11h. Cada turma tem duração de oito semanas. Na próxima quinta-feira (26), um grupo começa a receber orientações sobre os cuidados que devem ter com a sua própria saúde e com os idosos.

As inscrições para a próxima turma, que tem início em 02 de julho, já começaram e podem ser feitas na sede do CRI Norte. Podem se inscrever pessoas que cuidam de portadores de Mal de Alzheimer acima de 60 anos ou mais e residir na Zona Norte.

O Complexo Hospitalar Padre Bento fica na Av. Emílio Ribas, 1.573 – Gopouva – Guarulhos e o Centro de Referência do Idoso da Zona Norte fica no Conjunto Hospitalar do Mandaqui – Rua Voluntários da Pátria, 4.301 – Mandaqui.