Lembo reabre Pouso de Paranapiacaba

A Tribuna - Quarta-feira, dia 10 de maio de 2006

qua, 10/05/2006 - 10h50 | Do Portal do Governo

Da Sucursal

O governador Cláudio Lembo reabre à visitação pública, hoje às 9 horas, o Pouso de Paranapiacaba. É o primeiro de um conjunto de monumentos construídos em 1922, em território de Cubatão, no início da descida da Estrada Velha do Caminho do Mar, para comemorar o centenário da Independência. As construções passaram por um processo de restauração.

Lembo segue depois, pela Estrada Velha, rumo ao Bloco Cultural de Cidade, onde às 10 horas se reúne com o prefeito Clermont Castor. E participa, às 13 horas, da viagem inaugural da Linha Expressa Litoral Sul em Praia Grande, juntamente com o prefeito Alberto Mourão, no Espaço Piaçabuçu, ao lado da Prefeitura.

A linha interligará os municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, a partir de 1º de junho.

Monumento

A abertura à visitação pública do Pouso de Paranapiacaba conclui todo o procedimento de restauração dos monumentos ao longo da Estrada Velha. Para a recuperação desses edifícios históricos, cerca de R$ 4 milhões foram doados por empresas da região, mediante a Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A restauração dos monumentos faz parte do projeto de recuperação do Caminho do Mar. O plano do Palácio dos Bandeirantes, por meio de cinco secretarias de Estado, em parceria com empresas privadas, tem como objetivo preservar a memória da história e incrementar o turismo na Baixada Santista, gerando trabalho e renda.

‘‘É um privilégio ver um dos maiores conjuntos arquitetônicos da nossa história, recuperado,’’ disse Edmur Mesquita, ex-secretário adjunto de Cultura do Estado e um dos articuladores desse projeto. No seu entender, ‘‘o mais importante foi perceber a mudança de conceito e de comportamento dos empresários brasileiros em relação à preservação de nosso patrimônio’’.

Centenário

Segundo Edmur Mesquita, todo o investimento foi assumido por empresas como a Petrobras (Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão), Cosipa, Rhodia, Unipar e Carbocloro.

A Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo foi a responsável pelo projeto. Dos nove monumentos do Caminho do Mar, os cinco restaurados datam de 1922 e foram construídos em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. O mais antigo deles, o Calçadão do Lorena, foi construído em 1792. Outros marcos históricos que compõem a serra são o Pontilhão da Raiz da Serra, o Cruzeiro Quinhentista e as Ruínas do Pouso.

A Estrada Velha foi declarada pela Unesco como Reserva da Biosfera, por se localizar na Mata Atlântica.