Lembo nomeia primeiro defensor geral de SP

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, dia 12 de maio de 2006

sex, 12/05/2006 - 11h21 | Do Portal do Governo

SILVIA AMORIM

O governador Cláudio Lembo (PFL) escolheu ontem o primeiro defensor público geral do Estado de São Paulo. De uma lista tríplice, Lembo nomeou a defensora Cristina Guelfi Gonçalves. Ela foi a postulante menos votada na eleição que definiu os três candidatos ao cargo. Os outros dois eram Vitore Maximiano e Pedro Giberti.

A posse de Cristina está prevista para segunda-feira.

A Defensoria Pública foi criada no fim do ano passado e vai substituir a Procuradoria de Assistência Judiciária (PAJ). O órgão será responsável por dar assistência judiciária a quem não pode pagar um advogado.

A Associação Paulista dos Defensores Públicos (Apadep)lamentou que não tenha sido respeitada a vontade da maioria – Maximiniano foi o candidato mais votado, com cerca de 80% dos votos.

A entidade, porém, informou que dará total apoio a Cristina e acredita que ela será capaz de conduzir a instituição, tornando-a forte e atuante.

Cristina se formou pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1993. Ela é especialista em direito de família. Desde seu ingresso na Procuradoria Geral do Estado sempre atuou na assistência judiciária.

Cristina foi conselheira da Procuradoria do Estado, de 2002 a 2004, e participou desde o início do movimento pela criação da Defensoria.

CONVERSA

O governador Cláudio Lembo não comentou ontem a sua escolha. Segundo a defensora interina, Mariangela Sarrubo, Lembo conversou com os três candidatos antes de fazer a nomeação.

“Lista tríplice é sempre assim. A opção é do governador. Todos os três são muito competentes e farão um bom trabalho”, disse. Em 2005, 1,2 milhão de pessoas foram atendidas pela PAJ – a maioria formada por réus em ações criminais.