Lembo faz homenagem a policiais mortos

Folha de São Paulo - Sexta-feira, dia 26 de maio de 2006

sex, 26/05/2006 - 12h02 | Do Portal do Governo

Com os olhos lacrimejantes, o governador leu nomes das vítimas em cerimônia

A Associação dos Oficiais da Reserva da PM realizou um culto multirreligioso ontem e anunciou a criação de linha de crédito para os feridos

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, homenageou ontem no Palácio dos Bandeirantes os policiais civis, militares e agentes penitenciários que morreram durante a onda de violência do PCC. No total, foram mortos 24 policiais militares, sete policiais civis, nove agentes penitenciários e três guardas municipais metropolitanos.

Emocionado -com os olhos vermelhos e lacrimejantes-, Lembo leu os nomes de cada uma das pessoas que morreram em confronto com integrantes da facção criminosa. Depois, pediu a execução do toque de silêncio no local.

“Esses policiais morreram nos defendendo, defendendo a moralidade, a dignidade, o respeito de um pelo outro. Foram heróis”, disse durante a solenidade. Segundo o governador, esses agentes do Estado “preservaram, íntegros, os direitos humanos” em São Paulo.

A solenidade tinha como objetivo apresentar um decreto que cria ou reforma 20 unidades da PM no interior.

Após a homenagem, Lembo saiu do Salão dos Despachos do Palácio dos Bandeirantes sem falar com a imprensa.

Linha de crédito

A cooperativa da Polícia Militar abriu uma linha de crédito especial para os PMs que ficaram feridos nos atentados.

A iniciativa foi anunciada ontem durante um culto multirreligioso em homenagem às vítimas do ataque. A cerimônia foi realizada na sede da Associação dos Oficiais da Reserva da PM, no centro de São Paulo. O evento homenageou, além dos militares, policiais civis, agentes penitenciários e guardas metropolitanos.

Os empréstimos terão juros reduzidos e prazo de 36 meses. Será analisado caso a caso o valor destinado a cada policial.