Leilão de café registra recorde no preço pago ao vencedor

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 6 de outubro de 2004

qua, 06/10/2004 - 9h09 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

O 3º Concurso Estadual de Qualidade de Café — Prêmio Aldir Alves Teixeira, que será encerrado hoje às 16 horas no Museu dos Cafés do Brasil (Bolsa do Café), registrou este ano recorde no preço pago aos produtor vencedor. Diferente de outras disputas, o concurso dá aos cafeicultores responsáveis pelos lotes de melhor qualidade a oportunidade de vender o produto a valores acima do mercado, com a presença dos cafés nas prateleiras das grandes redes de supermercados.

O resultado da premiação e os valores serão divulgados hoje durante a premiação, que contará com a presença dos 14 produtores e do secretário estadual de Agricultura e Abasteciumento, Duarte Nogueira.

O leilão dos 14 lotes finalistas foi realizado ontem na sede da ACS. Antes dos lances finais, os produtos foram provados pelos torrefadores. Para a seleção, os lotes foram enumerados e disponibilizados sem identificação nos testes de classificação do grão e da prova cega de xícara.

Após a fase de experimentação, os torrefadores iniciaram os lances. Segundo a assessoria da Secretaria de Agricultura, participaram do leilão os torrefadores Café Floresta, Nhá Benta Alimentos, Moka Trading, Bravo Café, Café Damasco, Café Canecão, Café Toledo e as cooperativas Coopinhal, Cooxupé e Cocapec.

No ano passado, o preço pago também superou as expectativas, quando dois cafeicultores paulistas, Esmerino Ribeiro do Vale e Luiz Henrique Benedito Ottoni, ambos da Região da Alta Mogiana, receberam R$ 1.203,50 e R$ 1.202,50, respectivamente, na categoria Cereja Descascado e Natural.

Também neste ano, os torrefadores que comercializarem os lotes dos finalistas terão presença garantida nas principais redes de supermercados do Estado por meio de uma atuação da Apas. Os produtos chegarão ao consumidor embalados com o adesivo Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo — Safra 2004.

Segundo Nogueira, a competição ajudará a promover a produção paulista, que é a terceira do País, atrás de Minas Gerais e Espírito Santo. ‘‘Uma das intenções do concurso é agregar valor ao café paulista e atrair a atenção das empresas exportadoras e das torrefadoras, que ofereceram preços mais altos para os cafés premiados’’.

O concurso é promovido pela Câmara Setorial de Café do Estado, Secretaria de Agricultura, ACS e Sindicafé e tem o apoio das associações Paulista de Supermercados (Apas) e Brasileira da Indústria do Café (Abic).

Também estarão presentes na premiação o presidente do Sindicato da Indústria do Café (Sindicafé) e da Câmara Setorial de Café, Nathan Herszkowicz, do coordenador do concurso, Eduardo Carvalhaes Júnior, e do presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), José Moreira da Silva.