Lei Seca vai completar 1 ano: fiscalização reduz mortes e ferimentos no trânsito em SP

Diário de Taubaté

ter, 16/06/2009 - 9h16 | Do Portal do Governo

A Lei Seca completa seu primeiro ano de existência neste sábado, 20 de junho. Levantamento da Secretaria de Segurança Pública aponta que em São Paulo a fiscalização deu resultado. Em média, evitou-se a morte de praticamente uma pessoa por dia no Estado. Outras 96 pessoas deixaram de ser feridas diariamente em acidentes de trânsito.

A Polícia Militar paulista vem realizando intensa fiscalização para aplicação da Lei Seca. Desde março de 2007, antes da Lei Seca, realiza a “Operação Direção Segura” de combate a embriaguez ao volante, pois acredita que só a existência da lei não é capaz de reduzir o número de mortes e de acidentes no trânsito. Nas operações “Direção Segura”, motoristas que dirigem alcoolizados são autuados em flagrante, têm a carteira de habilitação apreendida, recebem multa e, conforme a dosagem de álcool no sangue, podem ser presos em flagrante.

O balanço dos indicadores da Secretaria, realizado pela CAP – Coordenadoria de Análise e Planejamento, mostra que, de julho de 2008 a abril de 2009 (último mês com balanço fechado pela Secretaria) houve 96.589 lesões corporais culposas em acidentes de trânsito (feridos em acidentes de trânsito) no Estado. O número é 23,2% menor que o de julho de 2007 a abril de 2008, quando houve 125.765 lesões culposas em acidentes no Estado. Foram menos 29.176 pessoas vítimas – média de 96 por dia.

Sobre as mortes, foram registradas pela Secretaria 3.750 no Estado entre julho de 2008 e abril de 2009 (depois da lei), 6,92% menos que as 4.029 de julho de 2007 a abril de 2008 (antes da lei). É praticamente uma morte a menos por dia.

Mais bafômetros em São Paulo

Tal êxito se deve às ações de fiscalização da polícia paulista, que tiveram reforço de 470 bafômetros comprados pelo Governo do Estado – investimento de R$ 2,7 milhões para a realização de operações de “Direção Segura” na capital, nas rodovias e no interior do Estado. Os bafômetros começaram a ser utilizados nas operações em junho de 2008. Antes, o Estado possuía 158 bafômetros para a fiscalização.

Em São Paulo, hoje, o trânsito mata mais do que homicídios dolosos. A nova Lei de Embriaguez no Trânsito, a 11.705, deu às polícias um instrumento mais poderoso para combater uma das principais causas dos acidentes. A queda dos índices se deve, em grande parte, à atuação das polícias, que trabalham de forma integrada para reduzir o número acidentes de trânsito e o de vítimas.