Lei antifumo tem índice de cumprimento de 99% no Estado

Diário da Região/Osasco

qua, 19/08/2009 - 8h47 | Do Portal do Governo

Na primeira semana Secretaria Estadual de Saúde fiscalizou 7.428 estabelecimentos e multou 55 

A Lei Antifumo, que entrou em vigor no último dia 7 de agosto e proíbe tragar cigarros, charutos e cachimbos em locais fechados, registra atualmente um índice de adesão de 99,2%. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, na primeira semana de vigência, os agentes antifumo fiscalizaram 7.428 estabelecimentos e 55 foram multados.

No interior de São Paulo, foram realizadas 4.879 fiscalizações, com 41 autuações. Já na Capital, foram 2.549 fiscalizações e 14 multas. A secretaria não divulgou o balanço por cidades.

Apesar da grande adesão, as blitze seguem durante todos os dias da semana, e também de madrugada. “Continuamos atentos e presentes com a fiscalização, para coibir os eventuais casos de desrespeito à lei”, afirma Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária do Estado.

Outro levantamento da secretaria aponta que, nos primeiros dias de vigência da lei antifumo, bares e restaurantes foram os estabelecimentos responsáveis pela maior parte das autuações registradas.

Foram 30 multados. Em seguida, apareceram as casas noturnas, com 6 autuações, 12% do total. E, em quarto lugar, as padarias, que receberam 5 autuações. Também houve multa a supermercados, hotel e até drogaria.