Lars Grael volta ao Portinho para entregar 31 embarcações

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 16 de janeiro de 2004

sex, 16/01/2004 - 9h34 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Praia Grande


Pela segunda vez em menos de um mês, o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, velejou ontem pelas águas do Mar Pequeno, em Praia Grande. Ele esteve na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho, para entregar as 31 embarcações que serão utilizadas pelo núcleo do projeto Navega São Paulo no Município.

Em dezembro, o secretário conheceu a Escola de Vela, Canoagem e Iatismo mantida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) no Portinho. Após oficializar a implantação do Navega São Paulo em Praia Grande, liberando uma verba de R$ 118.800,00, Grael encarou, na ocasião, uma chuva fina e constante para dar uma volta pelo Mar Pequeno dentro de um pequeno veleiro.

Desta vez, com o tempo melhor, antes de entrar no mar ele transmitiu aos meninos e meninas que participam da escola náutica alguns ensinamentos aprendidos ao longo de 20 anos de competições na área. ‘‘O mais importante é nunca sair sem salva-vidas. Com toda a minha experiência, foi esse equipamento que me manteve vivo quando sofri o último acidente’’.

Apesar do curto tempo, para jovens como Bruno Bertani, de 13 anos, a oportunidade foi válida. ‘‘Estou na escola de canoagem há quatro anos e já conquistei o terceiro lugar em uma prova. Com a aula dele (Grael), fiquei mais interessado nos barcos à vela’’, disse o garoto, com aprovação de colegas como Douglas Franco, de 14 anos.

Estrutura

Após a rápida aula, os alunos puderam estrear as novas embarcações em um rápido passeio pelo estuário ao lado do secretário estadual, que dividiu um barco com a amiga Marina Bandeira Klink, esposa do navegador Amyr Klink.

No total, foram entregues dez canóis, dez caiaques, cinco OP’s, dois dingues, dois holders e dois botes de borracha para segurança dos praticantes das atividades naúticos. ‘‘Também recebemos material didático que facilitará bastante as aulas’’, disse o idealizador e coordenador da escola náutica do Portinho, Sílvio Bello.

Seguindo a mesma filosofia do secretário, Bello destacou que o objetivo principal é educar, e não peneirar campeões. ‘‘Mas, esta é uma consequência natural e quanto mais moderno for o equipamento, melhor será o treinamento’’.

O convênio com o Governo do Estado permitirá uma significativa ampliação do projeto, devendo privilegiar alunos da rede pública de Ensino Fundamental, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) mantido pelo Governo Federal e dos centros recreativos.