Lar adolescente contra a exclusão

O Estado de S. Paulo - Estadão Sul - Sexta-feira, 8 de julho de 2005

sex, 08/07/2005 - 9h09 | Do Portal do Governo

Parceria entre Estado e Prefeitura oferece atendimento médico diferenciado para jovens de áreas carentes

Rodrigo Cerqueira César

Marcada pela exclusão social, a região do Grajaú foi escolhida para abrigar a primeira Casa do Adolescente, um programa entre Estado e Prefeitura que oferece atendimento médico diferenciado aos jovens. Inaugurada no dia 22, o espaço cadastrou 50 adolescentes, que aguardam consultas com ginecologistas, dentistas e psicólogos. ‘Vamos fazer o possível e o impossível para que o programa dê certo e possa ir para outras regiões’, afirma Suely Esteves Rodrigues, presidente da União dos Moradores da Comunidade Sete de Setembro, que cuida do Enturmando Circo Escola Grajaú, onde se criou a iniciativa.

A parceria prevê acompanhamento clínico e psicológico: a Secretaria de Estado da Saúde envia a medicação do programa Dose Certa; a de Assistência e Desenvolvimento Social cuida de equipamentos e arte-educadores, juntamente com a União dos Moradores; e a Prefeitura se encarrega dos profissionais da saúde. ‘Foi um grande ganho. Muitas meninas, que não têm o hábito de passar no ginecologista estão interessadas’, diz Suely.

A equipe médica ainda está sendo formada, mas ela já vislumbra os benefícios para a comunidade, principalmente na diminuição do índice de gravidez entre as adolescentes da região, atualmente em 17,2%, um dos maiores da cidade. ‘É sem dúvida o maior problema, mais do que as drogas’, afirma. ‘Queremos também retomar o Agente Jovem, um grupo de teatro que encenava sobre doenças sexualmente transmissíveis nas escolas do bairro.’ A Casa do Adolescente vai atender jovens de 10 a 20 anos e não ficará restrito apenas aos jovens do Grajaú. ‘Já há interesse de adolescentes de Parelheiros e Capão Redondo, por exemplo’, cita Suely. ‘É para todos e todos os dias haverá médicos.’

ENTURMANDO

Como meta, aparece conciliar na Casa do Adolescente as atividades artísticas, circenses, esportivas, culturais e oficinas de geração de renda do Enturmando Circo Escola Grajaú, que cuida de cerca de mil jovens. Além disso, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra, que inauguraram a unidade, querem pelo menos mais 10 Casas do Adolescente espalhadas pela cidade, todas ligadas ao Circo Escola.

O Enturmando e o Clube da Turma – com atividades em piscina -, são projetos do Estado e funcionam desde os anos 80 na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. As atividades são realizadas de manhã e à tarde, em horários alternados ao da escola. Para participarem da programação, os jovens têm de possuir uma freqüência escolar igual ou superior a 75%. ‘A procura por vagas é muito grande. Há uma pré-inscrição que é analisada pelo serviço social ‘, alerta Suely. O Enturmando Circo Escola Grajaú fica na Rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 5924-1081.