Laboratório intensificará coleta de água nas praias

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 15 de dezembro de 2004

qua, 15/12/2004 - 9h20 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Intensificar as coletas de água de todas as praias da orla. Essa é a idéia que o chefe de laboratório da unidade de Controle Ambiental do Posto 3, Paulo Batista de Oliveira, adianta em relação às vésperas da temporada de verão.

O laboratório, que completa três anos de existência hoje, foi implantado pela Prefeitura para facilitar o acompanhamento do tratamento da água das praias (já que o posto funciona no local) e mantém parceria com a Cetesb.

Segundo Batista, as medidas tomadas para esta temporada serão a intensificação da coleta, que hoje conta com inspeção, aos domingos, feita pela Cetesb, e às terças e quintas-feiras, pelo laboratório. Ainda não se sabe ao certo o quanto esse número de coletas será ampliado, já que o chefe de laboratório afirma não ter conversado ainda com a Cetesb.

O laboratório controla as comportas dos canais 24 horas por dia. A novidade neste sentido será o controle das aberturas intermediárias de cada canal de forma que, quando as chuvas forem muito fortes, seja possível realizar a lavagem hidráulica daquele trecho e dos outros.

‘‘Não há como impedir o assoreamento dos canais porque, quando a maré está mexida, ele enche de areia mesmo. É neste aspecto que a comporta intermediária irá ajudar, uma vez que, ficando fechada, impede o assoreamento de outros trechos’’, afirma.

Avanços

Um dos avanços obtidos pelo laboratório é o diagnóstico da bactéria Enterococus, procedimento padrão exigido pela Cetesb. A bactéria está presente em fezes de animais de sangue quente e tem uma sobrevida maior, o que torna importante sua detecção. Há algum tempo, a coleta só identificava o coliforme fecal ou a bactéria E.coli (mais simples).

Outro avanço é o projeto de reúso da água dos chuveiros da orla, que será implantado pelo Departamento de Controle Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). A maquete que elucidará a obra está sendo desenvolvida por conta da Universidade Santa Cecília.

Balneabilidade

Atualmente, só estão impróprias para banho as praias do José Menino, Pompéia e Ponta da Praia. Todas as restantes estão em boas condições.

Além do controle da condição das praias, o Laboratório de Controle Ambiental do Posto 3 também desenvolve ações de educação ambiental, abrindo suas portas para a visitação de estudantes. Em três anos de atuação, cerca de 6.300 pessoas de mais de 260 grupos (entre escolas, instituições e turistas) passaram pelo local.