Laboratório da Cetesb deve ser autorizado ainda este mês

A Tribuna de Santos - Quinta-Feira, 9 de Setembro de 2004

qui, 09/09/2004 - 16h35 | Do Portal do Governo

LUIZ GOMES OTERO
Da Sucursal de Praia Grande

Até o final do mês, será assinada a ordem de serviço para construção do Laboratório de Emissões da Cetesb, a ser implantado em um terreno com cerca de 8 mil metros quadrados, no Loteamento Jardim Aloha, próximo da Vila Mirim. A informação foi dada ontem pelo presidente da Cetesb, Rubens Lara.

Orçada em R$ 25 milhões, a serem custeados pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), a obra foi viabilizada por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, que desenvolve o Programa de Integração do Transporte Urbano (Pitu).

A finalidade do laboratório é avaliar o desempenho de motores de veículos, como automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas e outros. Os equipamentos que compõem o complexo foram fabricados no Brasil e no exterior.

De acordo com Rubens Lara, a estrutura será a maior da América Latina. ‘‘Este posto se transformará, dentro de pouco tempo, em uma referência no que se refere a testes de emissão de poluentes e ruídos’’.

A escolha de um município da Baixada Santista se deu pelo fato de, tecnicamente, a avaliação ser mais eficaz ao nível do mar. ‘‘Praia Grande ofereceu uma área que permite a implantação dessa estrutura. O terreno já foi doado oficialmente para a Cetesb pela Prefeitura’’, informou Lara.

A posição geográfica do labotório, que vai funcionar a poucos metros do Paço Municipal, é considerada estratégica. O acesso até o local pode ser feito pela Via Expressa Sul, que faz ligação com a Rodovia dos Imigrantes e também com a Padre Manuel da Nóbrega. ‘‘Este fator também pesou para a escolha dessa área’’, diz Lara.

A avaliação de emissão de poluentes de motores é de competência do Ibama, órgão do Governo Federal. Entretanto, no Estado de São Paulo esta atribuição foi repassada para a Cetesb, que atualmente mantém um laboratório na Capital, no Bairro de Pinheiros, que será desativado depois da inauguração do posto de Praia Grande.

A data da solenidade que reunirá autoridades do Governo Estadual e da Prefeitura ainda está sendo definida. O evento deve ser realizado em Praia Grande. ‘‘Em princípio, o objetivo é iniciar a obra ainda este mês, com previsão de término para o final de 2005’’, afirmou Lara.

Equipamento não foi projetado para a inspeção obrigatória

O presidente da Cetesb, Rubens Lara, disse ontem que o laboratório de Praia Grande não foi projetado para fazer a inspeção obrigatória dos veículos que se encontram em circulação, que ainda está sendo discutida no Congresso Nacional.

Lara explicou que o governador Geraldo Alckmin defende a proposta de que cada Estado assuma a realização do serviço em sua área de jurisdição. ‘‘Federalizar esse tipo de serviço não é viável, por causa da grande extensão territorial do País. Não acreditamos que essa proposta seja colocada em prática’’.

Na opinião de Lara, a inspeção veicular deve abranger dois aspectos: meio ambiente e segurança. ‘‘O motorista que circula com o motor de seu carro desregulado, poluindo o meio ambiente, é, ao mesmo tempo, um mau motorista e um mau cidadão. Não basta apenas checar os equipamentos de segurança, como o freio. É preciso realizar exames periódicos no funcionamento do motor’’.

A preocupação se deve ao fato de a Cetesb ter constatado que a maior emissão de poluentes é gerada pelos veículos automotores. ‘‘Por isso é necessário criar regras de fiscalização rigorosas, para que no futuro a qualidade de vida possa ser preservada no aspecto ambiental’’.