Kurt: equilíbrio em leitura tradicional

O Estado de S. Paulo – quarta-feira, 30 de julho de 2008

qua, 30/07/2008 - 19h21 | Do Portal do Governo

O Estado de S. Paulo

À frente da Orquestra Acadêmica, Kurt Masur dá à Nona Sinfonia de Beethoven rigoroso senso de acabamento

Diante da Orquestra Acadêmica do Festival de Campos do Jordão, no concerto de encerramento de domingo, o maestro Kurt Masur deu uma brilhante demonstração dos resultados que um regente experimentado pode obter de um conjunto de jovens instrumentistas, dirigindo-os numa das peças mais expostas do repertório, a Sinfonia nº 9 Coral, de Ludwig van Beethoven. Acima do esperado é a conclusão a que se chegou ouvindo o resultado do concerto na Sala São Paulo – aclamado, no final, por aplausos proporcionais ao efeito obtido pelo veterano regente.

Deslizes, no caso da interpretação de partitura de semelhante complexidade, são inevitáveis, e seria possível rastrear imperfeições aqui e ali. Mas elas se tornam tão insignificantes diante do conjunto, que o que vale a pena ressaltar é o equilíbrio da concepção – de feitura absolutamente tradicional, é verdade, mas com um rigoroso senso de acabamento – e a capacidade de sustentar o arco que, partindo do misterioso início do Allegro ma non troppo, culmina na celebração radiosa da alegria com a solidariedade entre os homens que há no poema de Schiller.

Masur optou, diante da qualidade dos jovens músicos – e isso foi explicado por Roberto Minczuk, o diretor do festival – por fazer a sinfonia com a orquestra completa, e não com efetivo mais reduzido, como é costume hoje em dia. E isso condicionou a versão grandiosa e opulenta que se ouviu, para a qual os coros – o Paulistano e o da Osesp – contribuíram da forma segura habitual.

Do quarteto vocal, diga-se que ele contava com a classe de Stephen Bronk – que está prestes a nos deixar para fazer carreira em Berlim – e de Rosanna Lamosa, Adriana Clis e Fernando Portari (este desempenhando-se com absoluta correção, por mais que a tessitura – tipo Florestan – do tenor da Nona seja pouco adequada para ele). Em suma, uma apresentação que deu ao Festival de Inverno deste ano um encerramento apreciável.