Kit de informática chegará às salas dos professores

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 4 de outubro de 2007

qui, 04/10/2007 - 12h21 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Computador, impressora, acesso à internet banda larga e um televisor conectado a todos esses equipamentos. Até o fim do ano este aparato chegará às salas de professores das 5,5 mil escolas estaduais com o objetivo de garantir que os docentes sejam capacitados dentro da própria unidade escolar.

A Secretaria Estadual de Educação vai investir cerca de R$32 milhões para a instalação dos equipamentos. A intenção é que os professores os utilizem para aprimoramento profissional e acessem da sala dos professores a Rede do Saber, programa de treinamento em rede para educadores. O órgão também informa que o acesso à internet será ilimitado.

Na escola

A Escola Estadual Durval Evaristo dos Santos, em Itaquaquecetuba, já está realizando um planejamento para o uso dos equipamentos. ‘Aproveitamos para colocar mais mesas e até pintamos a sala dos professores. Para aqueles que trabalham em mais de uma escola será mais fácil receber a capacitação aqui ‘, afirma a vice-diretora da escola, Valquíria Silva Gonçalves.

No entanto, a educadora ressalta que a equipe pedagógica da escola tem realizado reuniões constantes com os professores. ‘É preciso muito planejamento, afinal de contas, serão 80 professores que usarão um mesmo computador.’

Segundo o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), ao receberem os equipamentos para a sala dos professores, os educadores têm de realizar um planejamento de uso com a própria comunidade escolar. ‘É importante que os professores utilizem o equipamento em razão do coletivo.’

O especialista destaca que os professores podem aproveitar o acesso livre à internet para desenvolver blogs educativos e indica alguns sites que trazem informações sobre o uso da tecnologia na educação: www.redecep.org.br; www.mec.gov.br/seed/ e www.usp.br/nce – site que, no link Educom.JT, traz dica de aula para elaboração de um blog educativo.