Juros menores para funcionário público

Jornal da Tarde - 10/7/2003

qui, 10/07/2003 - 10h02 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde – 10 de julho de 2003


A Nossa Caixa está oferecendo aos cerca de 500 mil servidores municipais distribuídos por todo o Estado de São Paulo algumas linhas de crédito com taxas mais baixas do que as cobradas no mercado, tanto para empréstimos pessoais quanto para o uso no cheque especial

Desde a última terça-feira, funcionários públicos municipais do Estado de São Paulo podem pedir empréstimos ou usar o cheque especial pagando juros mais baixos do que aqueles encontrados normalmente no mercado. Eles passaram a fazer parte do programa Banco do Funcionário Público, da Nossa Caixa, que já estava disponível para os mais de 1 milhão de servidores do Estado.

A iniciativa deverá beneficiar cerca de 500 mil funcionários públicos que trabalham para os municípios do Estado de São Paulo. ‘Esta é mais uma decisão para fazer da Nossa Caixa o banco de referência para o funcionário público’, diz o presidente da instituição, Valdery Albuquerque.

O banco cobra uma taxa mensal de 3,2% no crédito pessoal para os funcionários públicos, com desconto em folha. Esta taxa corresponde a quase metade da média cobrada pelo mercado, que é de 6,22% ao mês, de acordo com pesquisa da Fundação Procon de São Paulo feita em junho. No cheque especial, são cobrados juros de 6,85% – contra os 9,43% da média do mercado no mês passado.

Facilidades para comprar a casa própria

Entre os benefícios que o programa oferece aos servidores estão também condições especiais para a compra da casa própria. Segundo o banco, os recursos para este tipo de financiamento são liberados de forma imediata para o servidor – mas é preciso que ele se enquadre em algumas exigências.

Ele não poderá comprometer mais do que 30% de sua renda com a compra e os descontos registrados no último holerite, acrescidos da prestação, não poderão ultrapassar, em sua totalidade, 40% de seus vencimentos.

Neste caso, os benefícios são oferecidos tanto para quem ainda está na ativa como também para funcionários públicos aposentados. Os servidores também não precisam ser clientes da Nossa Caixa. O banco não exige avalista nem faz consulta no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para a liberação do empréstimo para a compra da casa própria.

Desde 2001, mais de 300 mil operações de crédito

O programa Banco do Funcionário Público foi criado pela Nossa Caixa em 2001. De lá para cá, efetuou 300.171 operações de crédito, movimentando cerca de R$ 1,25 bilhão.

De acordo com o banco, a Prefeitura de São Paulo deve assinar, em breve, um convênio com a instituição para habilitar seus funcionários aos produtos do programa. Produtos semelhantes já são oferecidos para servidores, em consignação (com desconto na folha de pagamento).

O Banco Cruzeiro do Sul, por exemplo, oferece empréstimos com juros médios de 3,5%, apenas para servidores públicos. No banco BMG, cerca de 500 mil usuários de financiamento pessoal – servidores e funcionários de 300 empresas privadas – pagam juros médios de 3,5% ao mês.

Mesmo sem se levar em conta o programa específico para servidores, porém, a Nossa Caixa continua sendo o banco a cobrar as menores taxas do mercado. A pesquisa mensal feita pelo Procon para analisar os juros praticados no mercado mostrou que, no mês passado, a instituição foi a que cobrou os menores juros no empréstimo pessoal: 4,75% ao mês. Os juros cobrados pelo banco no cheque especial também foram os mais baixos daquele mês, de 8,85%.