Jovens acolhedores

Bom dia / Bauru

sex, 28/05/2010 - 11h33 | Do Portal do Governo

O governo estadual receberá até a próxima quarta-feira, 2 de junho, inscrição para o projeto Jovens Acolhedores, de humanização hospitalar. Serão disponilizadas 853 vagas no Estado, sendo três delas em Bauru, na Farmácia de Medicamentos Excepcionais, localizada no Hospital Estadual.

Para participar é preciso estudar  em instituições de ensino superior  particulares já cadastradas na Secretaria Estadual de Saúde. Não é preciso que o candidato estude medicina ou qualquer outro curso nesta área. O preenchimento das vagas se dará por sorteio.

Cada aluno contemplado ganhará isenção da mensalidade. O Estado garante até R$ 350 e as parceiras se comprometem a complementar os valores. É preciso disponibilidade para trabalhar 20h semanais.

O projeto é feliz e oportuno. Qualquer passo que se dê rumo à humanização dos serviços públicos nesta área merece aplausos.

Especialmente se levarmos em conta que, infelizmente, as filas e precariedade  do atendimento  são as características marcantes do atendimento, salvo raríssimas exceções, que só confirmam a regra.

A atenção e o carinho, para o paciente  e seus familiares, são tão importantes quanto o tratamento clínico ou a intervenção cirúrgica para aplacar a dor e sofrimento que os aflige.

Ajudar o jovem a complementar seus estudos é outra faceta positiva do programa.  E não trata-se de um mero auxílio financeiro: o trabalho propicia ao jovem ser mais solidário e fraterno, valores que ajudam a forma o cidadão de bem.

É um projeto de sucesso. Uma ideia feliz e que,  inclusive, é tocado adiante com recursos até modestos, se levado em conta o poderio  do Estado e o volume de recursos disponíveis para a área de saúde. 

Resta torcer para que o projeto se expanda, em face de sua inegável  importância e valor para os estudantes e para toda a comunidade.

Finalizando, é preciso ressaltar que investir em humanização é bom, mas não resolve as mazelas que afetam o setor. Ainda que haja  maior cordialidade e atenção, é preciso investir e se contratar mais médicos e profissionais de saúde e na abertura de vagas em hospitais e UTIs, entre outras coisas.