Jovens Acolhedores

ValeParaibano - Artigo - Sexta-feira, 12 de dezembro de 2003

sex, 12/12/2003 - 9h17 | Do Portal do Governo

Luiz Roberto Barradas Barata

A primeira impressão é a que fica. O ditado popular, presente em nosso cotidiano, quase sempre pauta nossas relações pessoais. São pequenos gestos, como a forma de cumprimentar, o tom da voz ou o modo de atender a um telefonema, que acabam tendo significativo peso na conquista da simpatia – ou antipatia – das pessoas.

Ao entrar em um hospital, público ou privado, o cidadão que necessita de atendimento médico encontra-se, normalmente, fragilizado pelos próprios sintomas que seu organismo manifesta.

A Secretaria de Estado da Saúde vem trabalhando para ampliar o atendimento e promover um verdadeiro salto de qualidade na assistência privada ao cidadão que procura os serviços estaduais de Saúde.

É evidente que muito ainda precisa ser feito, para termos a assistência de qualidade que todos desejamos. No entanto, com o lançamento do projeto ‘Jovens Acolhedores’ nos hospitais estaduais, estamos promovendo um avanço sem precedentes no atendimentos prestado aos pacientes do SUS em nosso Estado.

Cerca de 500 estudantes universitários serão contratados e treinados para realizar o primeiro contato com o doente assim que ele entrar no hospital, cumprimentando-o de forma atenciosa, prestando orientação eficiente, carinhosa e solidária, com informações precisas e o adequado encaminhamento.

Quem está com problemas de saúde precisa, sem dúvida, de cuidados médicos, mas carece, igualmente, de atenção. O princípio é simples: a aflição do paciente diminui à medida em que ele é constantemente informado sobre o que está ocorrendo, a que horas ele será atendido, quais serão as etapas desse atendimento e se, por ventura, existe um caso mais grave que o dele exigindo atendimento preferencial.

Luiz Roberto Barradas Barata é secretário de Estado da Saúde de São Paulo.