Jornalista Paulo Markun é eleito novo presidente da TV Cultura

Folha Online - Segunda-feira, 7 de maio de 2007

seg, 07/05/2007 - 14h09 | Do Portal do Governo

Folha Online

O jornalista Paulo Markun é o novo diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura.

Seu nome foi validado após votação favorável de 38 dos 41 conselheiros da fundação presentes, na manhã desta segunda-feira (07). Ele era candidato único.

O conselho curador da fundação deu posse também a cinco novos conselheiros: Eugênio Bucci, Gustavo Ioschpe, Luiz Gonzaga Belluzzo, Matinas Suzuki Jr. e Rubens Barbosa.

Markun assume a presidência da emissora no dia 14 de junho para um mandato de três anos. Ele substitui Marcos Mendonça, que ocupa o cargo desde 2004.

Na reunião, segundo informou a assessoria de imprensa da Cultura, a maioria dos conselheiros enfatizou a necessidade da consolidação da TV Pública no Brasil.

A TV Cultura depende de verbas estatais para sobreviver, apesar de tentar passar uma imagem de independência atribuída às TVs públicas

Paulo Markun nasceu em São Paulo, em 1952. Jornalista profissional desde 1971, já foi repórter, editor, comentarista, chefe de reportagem e diretor de redação em emissoras de televisão, jornais e revistas.

Diretor e apresentador do programa Roda Viva, na TV Cultura (às segundas-feiras, às 22h40), recriou na internet o Jornal de Debates e preside o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina. Ele também é autor de oito documentários e doze livros.