Jogos do Idoso reúnem 2.170 atletas

A Tribuna - Santos - Sábado, 20 de março de 2004

sáb, 20/03/2004 - 12h34 | Do Portal do Governo

O prestígio às pessoas da terceira idade é uma atitude que deve ser posta continuamente em prática, segundo a primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin, que ontem à tarde abriu oficialmente, em Santos, a oitava edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori). ‘‘Cada um de vocês é vencedor e dá exemplo de vida para todos nós’.

Promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), em parceria com a Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e com o apoio da Nossa Caixa, os jogos estão sendo realizados no Ginásio de Esportes do Clube Internacional de Regatas, na Ponta da Praia.

Participam 2.170 atletas, com idade mínima de 60 anos, vindos de 51 municípios das regiões da Baixada Santista, da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba. A cerimônia de ontem contou com o desfile de todas as delegações e disputa da prova de coreografia.

Entre os representantes de Santos, estavam a miss e o mister da terceira idade, respectivamente, Narciléa Areco, de 63 anos, e Hermínio Nélson Ballarini, de 65 anos e que é ganhador do título nacional.

A pira olímpica foi acesa pela atleta Lúcia Varini Gerevini, de 82 anos. ‘‘Me deu uma tremedeira, eu quase tropecei na hora’’. O atleta Alberto Fernando de Almeida, de 64 anos, fez o juramento.

Lúcia Alckmin lembrou que a quantidade de participantes tem aumentado a cada ano. Também presidente do Fussesp, ela ressaltou que o objetivo dos jogos é reintegrar o idoso à sociedade. ‘‘Os idosos têm muita garra, energia e vontade de viver’’.

Para o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, os idosos são um exemplo e mostram que a vida pode ser ativa, inclusive esportivamente. ‘‘É uma integração importante entre saúde preventiva e ocupação da terceira idade e com um nível técnico muito bom’’. Ele definiu o evento como um exemplo de vida aos mais jovens.

O prefeito Beto Mansur lembrou que Santos tem um uma característica própria por ser um lugar muito ideal para os idosos. ‘‘É sempre um incentivo para que todos eles pratiquem atividades esportivas e culturais’’.

O evento também foi prestigiado pela primeira-dama do Município e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSSS), Ylídia Mansur, e pela ex-primeira dama do Estado Lila Covas.

Competições

As competições prosseguem hoje e amanhã e incluem as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco.

Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem vaga nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados em junho em Guarujá. Todos os participantes receberão medalhas.

Os jogos são considerados as Olimpíadas da Terceira Idade. Suas competições reuniram, ano passado, cerca de 10 mil atletas de mais de 400 municípios de todo o Estado de São Paulo.

Os próximos campeonatos acontecerão nas cidades de Serra Negra, Votuporanga, Descalvado, Dois Córregos, na Capital e em Guarujá.

Gratuidade

Até amanhã, as viagens no Bonde Turístico serão gratuitas aos participantes. Para isso, basta portarem a credencial de identificação dos jogos.