Jardim Botânico, aquele que nem parece estar em SP

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Sexta-feira, 5 de novembro de 2004

sex, 05/11/2004 - 9h30 | Do Portal do Governo

Ao lado do Zoológico, é considerado o melhor lugar para um piquenique

Marcelo Onaga

A localização não ajuda, a divulgação muito menos. Mas o Jardim Botânico de São Paulo, situado praticamente ao lado do Zoológico da capital, bem que merecia maior prestígio.

Com 360 mil metros quadrados de área verde incrustada em uma grande reserva de mata atlântica, um museu de botânica, lagos, duas belas estufas – que formam seu símbolo – e uma série de atrações naturais e históricas, como um portão de 1894 que dava acesso à zona de captação de água que abastecia o bairro do Ipiranga, o Jardim Botânico é um dos locais mais tranqüilos da cidade.

De tão tranqüilo, nem parece estar na cidade. ‘Não imaginava que existisse um lugar tão calmo e bonito como este em São Paulo’, disse a secretária Ticiana Freitas, de 30 anos, que no feriado de Finados aproveitou para conhecer o local ao lado do namorado, Marciano Vieira. ‘É uma pena que poucas pessoas conheçam este parque. Por outro lado, talvez essa tranqüilidade não existisse se muita gente visitasse o jardim’, analisou Vieira.

Considerado por muita gente o melhor lugar da cidade para se fazer um piquenique, o Jardim Botânico tem muitas áreas gramadas perfeitas para se esticar uma toalha e saborear bolos e quitutes. Não é permitido fazer churrascos.

Animais domésticos são proibidos no local, assim como aparelhos de som, bicicletas, bolas, patins e outros artigos esportivos. Mas há trilhas interessantes onde é possível realizar caminhadas. Só não é permitido entrar na mata fechada.

Para as crianças, além da imensa área verde, há um castelinho que pode ser visitado.

No Jardim Botânico fica a nascente do Riacho do Ipirange, além de diversos lagos que abrigam plantas aquáticas da família das vitórias-régias e aves como garças e marrecos.

Nas árvores é possível ver macacos e bichos-pregüiça.

Há uma loja que vende livros e manuais sobre botânica e também mudas de plantas. Os guardas do parque não permitem que os visitantes retirem plantas do jardins. Para quem não estiver interessado em piqueniques, há uma lanchonete.

Serviço

Endereço: Av. Miguel Estéfano, 3.031 – Água Funda
Telefone: 5073-6300, ramal 229
Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo e feriados, das 9 às 17 horas
Ingressos: adultos, R$ 3,00; estudantes, R$ 1,00
Não pagam: idosos acima de 65 anos e crianças até 10 anos