Ituverava adere ao projeto mundial pacto das águas

Jornal de Ituverava

ter, 23/06/2009 - 8h46 | Do Portal do Governo

O prefeito Mário Matsubara assinou, nesta semana, convênio para adesão do município ao projeto “Pacto das Águas”. A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito, com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, José Milton Alves, e do presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Edson Domiciano Barbosa.

A primeira reunião sobre o projeto aconteceu no município de Bocaina, na região central do Estado de São Paulo. “Neste dia, compareceram representantes de 265 municípios paulistas, que assinaram um tratado internacional para a gestão sustentável dos recursos hídricos. Ituverava foi o primeiro município a aderir ao projeto, pois já havíamos enviado a documentação necessária para adesão”, disse o prefeito Matsubara.

O secretário José Milton Alves falou sobre a importância da adesão do município no projeto mundial. “É muito importante, pois mostra a preocupação com o crescimento populacional e com a diminuição dos recursos hídricos pelo mundo. Desta forma, podemos cuidar de forma ordenada dos nossos recursos hídricos”. Alves agradeceu o apoio de Matsubara e do secretário estadual Xico Graziano, pelo que vem mostrando na adesão do estado no Pacto das Águas.

O pacto

O presidente do Conselho, Edson Domiciano Barbosa, explicou que o município que assina o Pacto das Águas se compromete a fazer um diagnóstico dos recursos hídricos de seu entorno e das condições de saneamento, traçar metas e colocar em prática um plano de ação. “Todo o trabalho será orientado pelas secretárias estaduais e em 2012, na próxima edição do Fórum Mundial das Águas, os resultados obtidos serão discutidos”, explicou.

O encontro contou com a presença do governador do Estado, José Serra, e dos secretários estaduais Xico Graziano (Meio Ambiente), Dilma Pena (Saneamento e Energia), 195 prefeitos e 70 representantes de municípios. O prefeito Matsubara, no neste dia, não pode estar presente em Bocaina. “Entretanto, o fato de não estar presente não nos impediu de enviar a documentação necessária para a adesão”, complementou o prefeito.

“As cidades se comprometem a levantar um diagnóstico das condições ambientais e sanitárias de suas águas e traçar um plano de metas até o final de 2009. Devemos ressaltar que este é um fato inédito no país e que São Paulo foi o primeiro Estado brasileiro a aderir ao projeto, conhecido mundialmente como ‘Consenso da Água’, criado em março de 2009, na Turquia, durante o 5º Fórum Mundial da Água”, explicou Barbosa.