Itesp distribui calcário a assentados

Jornal ValeParaibano - São José dos Campos - Quinta-feira, 29 de julho de 2004

qui, 29/07/2004 - 9h33 | Do Portal do Governo

Os produtores rurais dos assentamentos Conquista, em Tremembé, e Santa Rita, em São José dos Campos, estão recebendo esta semana calcário fornecido pelo Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo). O produto é utilizado na correção da acidez do solo e as primeiras carretas com o produto chegaram na segunda-feira ao Conquista.

Segundo a assessoria de imprensa do Itesp, serão 384 toneladas para os produtores de Tremembé e 157,5 toneladas para o assentamento de São José dos Campos. Cada agricultor do assentamento Conquista receberá quatro toneladas do insumo.

No assentamento Santa Rita, serão 2,5 toneladas por lote. O calcário fornecido pelo Itesp é suficiente para a aplicação em até 30% do lote agrícola.

Além de fornecer o insumo, o Itesp incentiva práticas de recuperação dos solos e fornece toda a orientação técnica para o manejo do solo e produção nos assentamentos.

Criado em 1995, o assentamento Conquista abriga 97 famílias de produtores rurais e no Santa Rita, criado em 2002, vivem outras 64 famílias. Ambos contam com assistência técnica do órgão vinculado à secretaria estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Em 2003, foram entregues 4.356 toneladas de calcário em todo o Estado, beneficiando 1.125 famílias, com investimento de R$ 297,4 toneladas para os produtores de Tremembé e 157,5 toneladas para o assentamento de São José dos Campos.