Itaquera terá ambulatório de especialidades médicas

O Estado de S.Paulo - Sábado, 16 de junho de 2007

sáb, 16/06/2007 - 11h10 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

O governo estadual inaugura na segunda-feira um novo modelo de ambulatório de especialidades, em Itaquera, zona leste da capital. Batizadas de AMEs, serão gerenciadas por Organizações Sociais (OSs) e terão médicos como cardiologistas e neurologistas. O projeto da Secretaria de Estado da Saúde prevê a abertura de 40 unidades no Estado até o final de 2010.

Além das consultas com médicos de diferentes especialidades, as AMEs oferecerão exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, raio X, ultra-som e mamografia, por exemplo. A expectativa do governo é agilizar os atendimentos e desafogar os hospitais. Até o final de 2007, 215 mil consultas devem ser realizadas.

O secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, explica que o tempo entre uma consulta e a realização do exame deve diminuir. Segundo ele, em alguns casos, as duas coisas poderão acontecer no mesmo dia. “Muitas vezes, a pessoa sai do médico com um papel na mão e vai tentar marcar um exame em outro lugar”, diz.

FACILIDADE

O encaminhamento para o ambulatório de especialidades, no entanto, continuará sendo feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “A vantagem é que o paciente não fica batendo cabeça para marcar um especialista e um exame”, diz Barradas.

A primeira AME, de Itaquera, será mantida pela Organização Social de Saúde Santa Marcelina.

No local já funciona um ambulatório ligado ao Hospital Santa Marcelina. A meta na unidade é atender mais de 30 mil pessoas por mês até o final deste ano. “Essa é uma forma mais moderna e mais fácil de trabalhar”, diz Carlos Alberto Paneagua, assessor da administração do Hospital Santa Marcelina.

(R.A.)