Itaquera: campanha de prevenção no Poupatempo

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 5 de agosto de 2005

sex, 05/08/2005 - 14h48 | Do Portal do Governo

Amanhã, a rotina do Poupatempo de Itaquera, na Zona Leste da Capital, vai mudar. Das 8h às 13h, além da emissão de documentos e outros serviços, a unidade realizará exames gratuitos na segunda edição da Campanha de Prevenção à Hipertensão Infantil e Juvenil.
Na primeira edição, em agosto de 2003, 150 crianças e jovens de até 17 anos foram atendidos por médicos do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. A hipertensão foi diagnosticada em dez dos pacientes. Todos foram encaminhados para o HC.

O jovem Celso Gomes de Queiroz Junior, 15 anos, foi um dos atendidos na ocasião. Na época com 13 anos, ele estava apenas acompanhando os pais até o Poupatempo de Itaquera. ‘A gente foi para tirar documentos, mas quando vimos a campanha, decidimos participar’, contou Maria Aparecida Paes de Queiroz, mãe de Junior. ‘Ficamos surpresos com o diagnóstico’, afirmou.

O menino tinha a pressão oscilante e foi encaminhado para o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. Ele foi medicado e agora segue uma dieta alimentar. ‘Se a gente não tivesse ido, nunca saberíamos do problema’, afirmou a mãe.

Os exames serão feitos com um equipamento capaz de medir inclusive a pressão arterial de crianças menores de três anos. Quem tiver a doença diagnosticada será encaminhado ao HC. O Poupatempo de Itaquera fica na Av. do Contorno, 60, ao Lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô.