Itanhaém: Alckmin anuncia reinício de obras na Padre Manuel da Nóbrega

A Tribuna - Santos - Sexta-Feira, 15 de abril de 2005

sex, 15/04/2005 - 9h41 | Do Portal do Governo

Nilson Regalado
Da Sucursal

O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem duas boas notícias para o Litoral Sul. A primeira foi o reinício das obras de duplicação da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega no trecho entre Itanhaém e Peruíbe. A licitação foi concluída na última terça-feira e as obras devem começar dentro de 30 dias. A segunda, foi a decisão de equipar o Hospital Regional de Itanhaém, que está fechado há um ano.

Alckmin divulgou essas informações durante o ato simbólico de derrubada das grades da antiga Cadeia Pública da Vila Tupi, em Praia Grande. Na ocasião, ele determinou ao secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que procure o prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell, para definir os equipamentos e o mobiliário necessários ao funcionamento do Hospital Regional.

Com 125 leitos, a unidade foi inaugurada há um ano mas, até agora, não atendeu um paciente sequer.

‘‘Se depender do Governo do Estado, esse hospital será aberto até o final do ano’’, afirmou o governador. No início da semana, o deputado estadual Marcelo Bueno (PTB) já havia anunciado que as tratativas entre a Prefeitura de Itanhaém e a Escola Paulista de Medicina estavam adiantadas, para que a faculdade ligada à Universidade Federal de São Paulo assuma a administração do hospital.

A proposta é que o Regional receba pacientes dos municípios de Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá, na Baixada Santista, e, também, de Pedro de Toledo e Itariri, no Vale do Ribeira, que têm, juntos, uma população estimada em cerca de 170 mil habitantes.

Duplicação

Embora a licitação da Manuel da Nóbrega, no trecho entre Itanhaém e Peruíbe, estabeleça um prazo de 12 meses para conclusão do serviço, o governador anunciou ontem que pretende concluir a obra até dezembro, antes, portanto, da temporada de verão.

Questionado sobre a demora da duplicação desse trecho da estrada, que foi prometida pelo ex-governador Mário Covas em 1998, durante o 42º. Congresso Estadual de Municípios realizado em Praia Grande, Alckmin utilizou o linguajar característico das pessoas do Interior: ‘‘Calma que o macuco já está no borná’’, dando a entender que o início dos serviços é fato consumado.

E, embora as cinco outras empresas que participaram do processo seletivo ainda tenham o prazo de quatro dias para entrar com recurso, a vencedora da licitação foi a Construtora Galvão, que apresentou um orçamento de R$ 32 milhões para conclusão dos trabalhos no local.

A obra está paralisada há quase dois anos porque a construtora escolhida inicialmente entrou em processo de falência, abandonando o contrato após realizar os serviços de terraplenagem. Uma segunda empreiteira foi contratada mas também abandonou os trabalhos.

Cadeia

Em ato simbólico, Alckmin derrubou as grades da antiga Cadeia Pública da Vila Tupi, em Praia Grande. Desativadas no início de 2005, as 14 celas chegaram a abrigar 300 presos, embora a capacidade fosse para apenas 84 homens.

A unidade foi palco de inúmeras rebeliões, greves de fome e fugas. Só em 2004, foram 30 tentativas e quatro fugas. Depois de reformado, o prédio deverá abrigar um Núcleo de Atendimento Integral (NAI) para atendimento a menores em conflito com a lei.