Italianos são o novo alvo das PPPs

Gazeta Mercantil - Sexta-feira, 4 de junho de 2004

sex, 04/06/2004 - 8h56 | Do Portal do Governo

Marcelo Moreira

Empresários e executivos estão em São Paulo para conhecer os principais projetos de infra-estrutura. Depois dos chineses, agora é a vez dos italianos serem apresentados às oportunidades de negócios na área de infra-estrutura no estado de São Paulo. Uma missão italiana, composta por representantes de empresas estatais, se reuniu ontem com secretários estaduais paulistas no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, para conhecer com mais detalhes o programa de Parceria Público-Privada (PPP).

O encontro foi comando pelo secretário da Economia e Planejamento, Andrea Calabi, que fez uma explanação sobre a importância econômica do estado, destacando que a maior parte dos investimentos estrangeiros no Brasil são feitos em São Paulo que detém ainda 34% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, quase um terço das exportações e 45% das importações.

Calabi disse ainda que a infra-estrutura do estado é um grande diferencial competitivo dos demais. ‘As finanças de São Paulo também estão em ordem, de acordo com o ajuste fiscal que foi realizado a partir de 1994. As oportunidades de negócios são grandes em nosso estado’, afirmou o secretário.

Oportunidades

Os empresários e executivos italianos assistiram a um filme com as várias oportunidades de investimentos que podem ser feitas em parceria ligadas às áreas de transporte de passageiros, de cargas e construções viárias. Como no caso da ampliação do trecho Sul do Rodoanel e do Porto de São Sebastião, a construção do Ferroanel, a ampliação da Linha 4 – Amarela (Vila Sônia- Luz) do Metrô, a construção do Expresso Aeroporto da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Expresso Guarulhos. O secretário comentou ainda que o Plano Plurianual do Estado mobiliza recursos da ordem de R$ 300 bilhões em quatro anos.

Na área de transportes, o titular da pasta, Dario Rais Lopes, comentou que em, todo o Brasil há 165 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, sendo que 33 mil estão em São Paulo, com direcionamento ao porto de Santos, por onde são embarcados os produtos ao exterior.

Segundo ele, o maior desafio do estado é fazer a transposição da cidade e para isto é importante o término do Rodoanel com a construção do trecho Sul, cujos valores totalizam R$ 1,9 bilhão.

Quanto à ampliação do Porto de São Sebastião, foi observada a necessidade de se construir um novo pier e destacado o potencial turístico da região, uma vez que no último verão 40 navios de cruzeiro aportaram na cidade de Ilha Bela. A expansão do porto está avaliada em R$ 70 milhões.

‘É um porto pequeno, se comparado ao de Santos, que necessita de uma estrutura complementar para atender às necessidades do Vale do Paraíba, que vem exportando cerca de 2 mil veículos/mês’, ressaltou Rais Lopes.